Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Santiago de Compostela acolhe o “Dia da Eurorregião – Cultura” no dia 29 de outubro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Cultura - Santiago de Compostela acolhe o “Dia da Eurorregião – Cultura” no dia 29 de outubro

Cultura

Santiago de Compostela acolhe o “Dia da Eurorregião – Cultura” no dia 29 de outubro

Iniciativa do projeto Nortear celebra a cooperação cultural entre a Galiza e o Norte de Portugal e distingue jovens talentos literários

Redação/Paivense
Last updated: 14 Outubro, 2025 19:49
Redação/Paivense
Share
SHARE

O “Dia da Eurorregião – Cultura” será realizado no próximo dia 29 de outubro, em Santiago de Compostela, no Auditório do Consello da Cultura Galega, uma iniciativa promovida no âmbito do programa Interreg Espanha-Portugal, cofinanciado pela União Europeia, e integrada no projeto Nortear. 


O evento contará com a presença de António Cunha, Presidente da CCDR NORTE, na sessão de abertura, ao lado de Rosario Álvarez Blanco, Presidenta do Consello da Cultura Galega, Jesús Gamallo, da Equipo Directivo da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (AECT), e José López Campos, Conselleiro de Cultura, Língua e Xuventude da Xunta de Galicia. 


“A cultura é um território sem fronteiras. Celebrar a Eurorregião é celebrar a capacidade que temos de construir juntos o futuro, valorizando as nossas raízes comuns”, sublinha António Cunha. 


A programação inclui uma conferência pelo historiador Ramón Villares Paz, seguida de uma mesa de debate sobre “As Casas de Escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal”, com a participação de representantes de instituições literárias de referência, como a Casa de José Régio de Vila do Conde, a Fundación Camilo José Cela, a Fundación Rosalía de Castro e a Casa de Camilo Castelo Branco. 


O evento irá culminar com a entrega do Prémio Literário Nortear, que distingue jovens talentos da escrita na Eurorregião, pertencente, este ano, à vencedora Diana Teixeira. 
 

Nuno Almeida, da Direção da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, AECT, destaca: “Com 11 edições de sucesso, o Prémio Nortear já recebeu mais de 550 obras de jovens escritores entre os 16 e 36 anos dos dois territórios, consolidando-se como um espaço cultural único e partilhado na nossa Eurorregião”. 


A presença da CCDR NORTE no evento reforça a sua missão de dinamizar a cooperação transfronteiriça e valorizar o património literário da Região Norte, contribuindo para o fortalecimento dos laços culturais e desenvolvimento de iniciativas conjuntas no âmbito da Eurorregião. 

TAGGED:auditórioCastelo de PaivaCinfãescompostelacompostela acolheconselloculturaeurorregiãoOutubropaivensePortugalpróximo diaregiãosantiagoserá realizado
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Castelo de Paiva: PS Reconquista Câmara com Maioria Absoluta (51,31%) e Vence em Oito das Nove Freguesias
Next Article Os filhos do Rei que foram escondidos. “Os Palhavã”.
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

7 + 10 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Acidente em Penafiel deixa um ferido leve após colisão entre carro e motociclo

Um homem ficou ferido na manhã desta terça-feira, 14 de outubro, em decorrência de uma colisão entre um motociclo e…

PS conquista Câmara Municipal de Castelo de Paiva e oito juntas de freguesia; Assembleia Municipal permanece sob liderança do PSD

O concelho de Castelo de Paiva registou uma mudança política significativa nas…

Quinta Ecológica da Moita promove manhã de Birdwatching para celebrar a biodiversidade local

Com mais de 50 espécies de aves identificadas, a QEM é hoje…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

15 anos do regresso da locomotiva Pedorido a Castelo de Paiva

Há 15 anos atrás, a 14 de Dezembro de 2003, foi realizada em Castelo de Paiva a apresentação pública e…

CASTELO DE PAIVA PREPARA-SE PARA A 26.ª MOSTRA DE VINHO VERDE, PRODUTOR LOCAL, SABORES REGIONAIS E OFÍCIOS TRADICIONAIS

Entre os dias 4 e 6 de julho, o espaço público do Largo do Conde, em Castelo de Paiva, acolhe…

Castelo de Paiva: XVII Prova de Vinhos e Petiscos em Bairros recebe elogios e tem ‘super palco’

Arrancou ontem (30) pelas 14h a XVII Prova de Vinhos e Petiscos de Bairros no Largo de São Lourenço, um…

“Sentir o Verão” dinamiza Penafiel com atrações artísticas em agosto

A iniciativa recreativa "Sentir o Verão" retorna ao território penafidelense durante o mês de agosto, com uma programação plural que…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

seventeen − 6 =

Lost your password?