O “Dia da Eurorregião – Cultura” será realizado no próximo dia 29 de outubro, em Santiago de Compostela, no Auditório do Consello da Cultura Galega, uma iniciativa promovida no âmbito do programa Interreg Espanha-Portugal, cofinanciado pela União Europeia, e integrada no projeto Nortear.
O evento contará com a presença de António Cunha, Presidente da CCDR NORTE, na sessão de abertura, ao lado de Rosario Álvarez Blanco, Presidenta do Consello da Cultura Galega, Jesús Gamallo, da Equipo Directivo da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (AECT), e José López Campos, Conselleiro de Cultura, Língua e Xuventude da Xunta de Galicia.
“A cultura é um território sem fronteiras. Celebrar a Eurorregião é celebrar a capacidade que temos de construir juntos o futuro, valorizando as nossas raízes comuns”, sublinha António Cunha.
A programação inclui uma conferência pelo historiador Ramón Villares Paz, seguida de uma mesa de debate sobre “As Casas de Escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal”, com a participação de representantes de instituições literárias de referência, como a Casa de José Régio de Vila do Conde, a Fundación Camilo José Cela, a Fundación Rosalía de Castro e a Casa de Camilo Castelo Branco.
O evento irá culminar com a entrega do Prémio Literário Nortear, que distingue jovens talentos da escrita na Eurorregião, pertencente, este ano, à vencedora Diana Teixeira.
Nuno Almeida, da Direção da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, AECT, destaca: “Com 11 edições de sucesso, o Prémio Nortear já recebeu mais de 550 obras de jovens escritores entre os 16 e 36 anos dos dois territórios, consolidando-se como um espaço cultural único e partilhado na nossa Eurorregião”.
A presença da CCDR NORTE no evento reforça a sua missão de dinamizar a cooperação transfronteiriça e valorizar o património literário da Região Norte, contribuindo para o fortalecimento dos laços culturais e desenvolvimento de iniciativas conjuntas no âmbito da Eurorregião.