Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Siza Vieira projetou museu de Amarante para as ruínas do Solar dos Magalhães
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Amarante - Siza Vieira projetou museu de Amarante para as ruínas do Solar dos Magalhães

AmaranteCultura

Siza Vieira projetou museu de Amarante para as ruínas do Solar dos Magalhães

Redação Paivense
Last updated: 7 Março, 2018 2:20
Redação Paivense
Share
SHARE
O novo espaço museológico de Amarante vai surgir a partir da recuperação das ruínas do Solar dos Magalhães, de acordo com um projeto do arquiteto Siza Vieira, avançou hoje à Lusa o presidente da câmara.

José Luís Gaspar explicou que o convite a Siza Vieira pretendeu potenciar o trabalho que o arquiteto tinha realizado, há cerca de duas décadas, quando se pensou o Solar dos Magalhães como a futura sede da Fundação Afonso Henriques, o que acabou por não se concretizar.

À agência Lusa, o autarca de Amarante destacou, por outro lado, o empenho do arquiteto portuense e a forma como tão bem interpretou o que se pretende para o espaço, a partir das ruínas de um solar do século XVIII, imóvel que foi incendiado aquando das segundas Invasões Francesas, em 1809, um dos momentos mais marcantes da história do concelho.

“Vai ser um espaço muito bonito que as pessoas vão querer visitar”, comentou, prevendo que o interesse será potenciado por o projeto ser assinado por Siza Vieira.

Segundo o chefe do executivo, outros arquitetos estão a trabalhar em projetos importantes para Amarante, nomeadamente Souto Moura, convidado para a remodelação do mercado municipal e da Alameda Teixeira de Pascoaes, atualmente em fase de estudo prévio, e Sidónio Pardal, o autor da intervenção paisagística que vai arrancar em breve nas margens do rio Tâmega, numa extensão de 18 quilómetros.

O projeto pensado para as ruínas do Solar dos Magalhães, indicou José Luís Gaspar, foi concebido para instalar a Casa da Memória, um equipamento que terá mais de mil metros quadrados de exposição, que funcionará como museu municipal e que refletirá a história e a evolução do concelho.

As invasões francesas, a vida de São Gonçalo em Amarante, os mosteiros da antiga vila e personalidades da cultura naturais do concelho, como Teixeira de Pascoaes e Amadeo de Souza-Cardoso, entre outros, ocuparão um lugar de destaque no futuro museu.

A intervenção prevê também a recuperação da área envolvente às atuais ruínas, no contexto da regeneração urbana, apontando-se um investimento de cerca de três milhões de euros, comparticipado por fundos europeus dos “Planos de Ação de Regeneração Urbana” (PARU).

O Solar dos Magalhães é um dos principais pontos turísticos da cidade e também símbolo da resistência contra os invasores franceses.

Gaspar assinalou que já foram iniciados os trabalhos de arqueologia nas ruínas, fase fundamental para ser concluído o projeto ao nível das especialidades.

O autarca diz estarem reunidas as condições para o concurso público da empreitada ser lançado ainda em 2018 e para a obra estar concluída no atual mandato autárquico.

TAGGED:ArtesAutoridades locaisBibliotecas e museusCultura e EntretenimentoHistóriaMonumentosSolar dos Magalhães
Share This Article
Email Copy Link Print
ByRedação Paivense
Follow:
Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em neurociência e em psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós graduação na Universidade Faveni do Brasil e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsisanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela Traininghouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European NeuroscienceSocieties - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.
Previous Article Agenda cultural
Next Article Solicitadores vão colaborar na identificação e registo de propriedades
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen + eight =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Variante à EN 222: lançado concurso para conclusão dos 8,8 km em falta

A empreitada, promovida pela Infraestruturas de Portugal (IP), representa um investimento base de 78,5 milhões de euros e tem como…

GNR DETETA DOIS INDIVÍDUOS POR ROUBO E RECEPTAÇÃO EM PENAFIEL

O Comando Territorial do Porto, por intermédio do Núcleo de Investigação Criminal…

Últimos dias para cadastro na Penafiel Run’25

A Prefeitura de Penafiel recorda que estão disponíveis até o próximo dia…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Museu de Portimão entre os 50 mais influentes da Europa

O Museu de Portimão, em Faro, é considerado como Museu de Influência. Ele está entre os 50 mais relevantes museus…

Castelo de Paiva: Apresentação do livro de Regina Rocha

 Realiza-se na tarde de Sábado, dia 21, pelas 15h, no espaço do Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a…

Muito antes das máscaras, curandeiros islâmicos tentavam afastar doenças com talismãs

Ainda antes de as máscaras se tornarem algo tão comum durante esta pandemia de covid-19, os curandeiros islâmicos já tinham…

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

U.S. DOD / Wikimedia Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém,…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

14 − three =

Lost your password?