O rapaz indiano teve de ser operado, numa cirurgia que demorou mais de seis horas, porque tinha 526 dentes no maxilar inferior.
Dentistas indianos tiveram, este mês, aquele que foi provavelmente o trabalho mais difícil da sua carreira. De acordo com o New Indian Express, citado pelo Business Insider, os especialistas tiraram mais de 500 dentes da boca de um rapaz de sete anos.
P. Ravindran foi levado para o Saveetha Dental College, em Chennai, onde foi tratado por inchaço no maxilar inferior direito. Os dentistas fizeram-lhe um raio-x e uma tomografia computadorizada, que revelou uma “estrutura semelhante a um saco” na boca do rapaz.
Em declarações ao jornal indiano, P. Senthilnathan, professor de cirurgia oral e maxilofacial da universidade, disse que o rapaz tinha 526 dentes. Este problema de saúde é conhecido como odontoma composto.
“O crescimento desta espécie de tumor preveniu o crescimento dos dentes molares permanentes no lado afetado. A radiografia e a tomografia computadorizada mostraram vários dentes rudimentares num tecido parecido com um saco”, explicou ainda.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=m56AwN2z5IM?feature=oembed&w=700&h=394]
A condição do rapaz foi descoberta no estágio inicial. Os médicos avançaram para uma cirurgia, com anestesia geral, que demorou cerca de uma hora e meia. Depois, precisaram de mais cinco horas para remover os 526 dentes do “saco”.
“Os dentes tinham tamanhos diferentes, variando entre 0,1 e 15 milímetros. Pareciam pérolas numa ostra. Até o mais pequeno tinha coroa, raiz e revestimento esmaltado como um dente”.
“Embora a causa da doença não seja conhecida, a genética pode ser uma das razões. O ambiente também pode desempenhar um papel importante. Estamos a tentar perceber se a radiação das antenas de telecomunicações é um fator em tais condições”, afirma Pratibha Ramani, professora e chefe do departamento de patologia oral e maxilofacial na mesma instituição.
Segundo o Times of India, a criança tem agora 21 dentes. A maioria das crianças tem cerca de 20, enquanto que os adultos têm 32. Os dentistas consideram que o rapaz pode levar uma vida normal, embora acreditem que pode vir a precisar de implantes molares quando fizer 16 anos.