Castelo de Paiva está no centro do debate político da atualidade. O deputado Dr. Pedro Filipe Soares, natural de Castelo de Paiva, bem como a líder do Bloco de Esquerda Drª Catarina Martins visitaram ontem Castelo de Paiva, e foram até as antigas Minas do Pejão. O BE reivindica, dentre outras medidas, a resolução definitiva da combustão naquela região, que continua a arder.
O Subsolo de Pedorido está a arder desde incêndios de 2017. A população local tem sofrido com emissões de enxofre e de fuligem. A lamentar o facto de que as populações continuem sem informação, apesar do perigo para a saúde, a deputada Catarina Martins referiu: “Precisamos de investimento no território para evitar desastres destes no futuro”.
O deputado paivense deixou durante a visita um “recado” para a bancada do PS e para o Governo socialista: “Temos até junho/julho para terminar estes processos e devemos fazê-lo. Se deixarmos para amanhã aquilo que podemos fazer hoje significa que há aqui um jogo político para não fazer hoje e também para não fazer no futuro“, avisa.