Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Baião: Campeonato Mundial de Motonáutica acontece este fim-de-semana
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Agenda - Baião: Campeonato Mundial de Motonáutica acontece este fim-de-semana

AgendaBaiãoDesporto

Baião: Campeonato Mundial de Motonáutica acontece este fim-de-semana

Redação
Last updated: 10 Setembro, 2019 11:18
Redação
Share
SHARE

Pelo quarto ano consecutivo, os melhores pilotos do Mundo de Motonáutica – fórmula 2, regressam ao Rio Douro, na paradisíaca Albufeira da Pala, em Ribadouro, Baião, exibindo com a classe e competitividade as suas bonitas “máquinas voadoras”, nos dias 14 e 15 de Setembro.

Num circuito com cerca de 1800 metros de perímetro, com a obrigatória rondagem das 4 boias laranja,  pela direita e a boia amarela pela esquerda, os pilotos da fórmula 2 vão dar um espetáculo único, exibindo a sua elevadíssima capacidade e perícia, não só de pilotar, como manter os seus barcos a sulcar a água na sua velocidade máxima, nas retas, mantendo apenas “os calcanhares” da sua embarcação a tocar na água, sem perder o equilíbrio que, ao menor erro, os faz voar e, como não possuem travões , usando apenas o “TRIM”, têm de fazer com que o “casco” do seu catamaran baixe e flutue sobre a água, de forma a conseguir rondar, mantendo a embarcação direita e, num exíguo espaço entre as boias e os outros concorrentes, possam sair em aceleração, sem sofrer qualquer penalização por destruição de boia, ou “crach” entre barcos.

Os pequenos, mas extremamente potentes catamarans, construídos por várias fábricas, equipados com Motores “Mercury Racing 2.5 litros OptiMax 200XS”,  passam dos 0 aos 100 kms/ hora em apenas 4 segundos,  atingem a velocidade máxima de 190 kms/ hora e em rondagem atingem  o grau 4,5 de Força G (unidade de aceleração correspondente à aceleração devida à gravidade na Terra),  apenas superado pelas acrobacias aéreas com aviões.

Sendo o Grande Prémio de Portugal a quarta e penúltima prova do Campeonato do Mundo, edição de 2019, organizado pela UIM – União Internacional de Motonáutica, Entidade Reguladora da modalidade a nível Mundial, os pilotos chegam à Albufeira da Pala com as várias posições cimeiras por decidir, podendo ainda vários pilotos ter aspirações de conquistar qualquer das três medalhas em disputa (Ouro, Prata e Bronze).

A exemplo dos anos anteriores, também na presente edição, o já muito experiente e único piloto português de Fórmula 1, Duarte Benavente, com o barco número 45, nos presenteia com a sua presença.

A edição de 2019

O Campeonato Mundial de 2019 arrancou no passado dia 26 de maio, na Lituânia, tendo passagens posteriores na Noruega e Itália, chegando a Portugal nas datas acima referidas e terá o seu epílogo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos a 6 de dezembro.

A prova é organizada pelo Clube Náutico de Ribadouro e pela Câmara Municipal de Baião, sob a égide da UIM – Union Internationale Motonautique e da Federação Portuguesa de Motonáutica.

Embora com transmissão direta pela RTP, será permitido a quem visitar o local que sinta o extraordinário poder destes pequenos catamarans, conjugado com a perícia e a fabulosa capacidade de condução dos melhores pilotos do mundo da atualidade, levam ao rubro a multidão que assistirá das margens circundantes.

Com o apoio do Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, conta ainda com o patrocínio de várias empresas privadas.

Este ano, o campeonato conta com 22 pilotos. Tal como aconteceu no ano passado, no sábado decorrerão treinos livres e provas de qualificação para apurar os 15 melhores.

No domingo de manhã será efetuada prova de repescagem para encontrar os restantes cinco pilotos que completarão a grelha de partida com 20 pilotos, que é o máximo permitido pelas regras para provas de circuito dos campeonatos do mundo organizados pela UIM.

O piloto português de F1 – Duarte Benavente, que este ano tem estado em todas as provas do Campeonato do Mundo de F2, ocupa o terceiro lugar, o que lhe concede enormes expectativas para a etapa portuguesa, que ele venceu em 2017 e o segundo lugar em 2018.

Os campeões do mundo de 2017 e 2018, confirmaram já a presença, sendo que o piloto do Abu Dhabi Team, campeão em Ribadouro em 2017, Rashed Al Qenzi, lidera atualmente a classificação geral e também quer ter uma boa classificação em Portugal, de forma a conseguir repetir o êxito na última prova do campeonato que, este ano, acontecerá exatamente no Abu Dhabi.

Horários de Evento

SEXTA-FEIRA 13 setembro 2019
Chegada das Equipas08:00
Verificações Administrativas10:00 – 18:00
Inspeções Técnicas11:00 – 18:00
Reunião de Equipas F216:00
Jantar Oficial de Boas-Vindas21:00
SÁBADO 14 setembro 2019
Abertura do Paddock08:00
Verificações Administrativas08:00 – 09:00
Inspeções Técnicas08:00 – 09:00
Cerimónia Oficial de Abertura09:15 – 09:45
Reunião de Pilotos10:15 – 10:45
Treinos Livres11:15 – 12:45
Acesso ao Paddock – Convidados13:15 – 14:15
(Volta VIP)
Provas de Qualificação15:30 – 17:00
‘Sunset Party’18:30 – 21:00
DOMINGO 15 setembro 2019
Abertura do Paddock08:00
Reunião de Pilotos09:00 – 09:30
Foto de Grupo (Pilotos com Fatos e Capacetes)09:40
Treinos de Aquecimento11:00 – 11:45
Corrida de Repescagem12:15 – 12:30
Volta de Apresentação15:30
Grande Prémio de Portugal15:45
Cerimónia de Entrega de Prémios17:00

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Centro Social de Real completa 17 anos de fundação
Next Article Festas em Honra da Nossa Senhora das Amoras contou com a Banda dos Mineiros do Pejão
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × four =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Variante à EN 222: lançado concurso para conclusão dos 8,8 km em falta

A empreitada, promovida pela Infraestruturas de Portugal (IP), representa um investimento base de 78,5 milhões de euros e tem como…

GNR DETETA DOIS INDIVÍDUOS POR ROUBO E RECEPTAÇÃO EM PENAFIEL

O Comando Territorial do Porto, por intermédio do Núcleo de Investigação Criminal…

Últimos dias para cadastro na Penafiel Run’25

A Prefeitura de Penafiel recorda que estão disponíveis até o próximo dia…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

UEFA adverte Bruno de Carvalho por comentários sobre árbitros nas redes sociais

A Comissão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA advertiu o presidente do Sporting por críticas aos árbitros dos jogos…

CM de Castelo de Paiva promove 1ª Edição da Feira de Saúde e Bem Estar

O Município de Castelo de Paiva promove nos próximos dias 20 e 21 de setembro a 1ª Edição da Feira…

Portugal conhece adversários na Liga das Nações, a nova prova da UEFA

Portugal conhece hoje os adversários na Liga das Nações de futebol, a nova competição da UEFA, num sorteio em que…

Paulo Fonseca diz que FC Porto e Benfica vão lutar até ao fim pelo campeonato

O treinador Paulo Fonseca considerou hoje que FC Porto e Benfica são os principais candidatos ao título da I Liga,…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

18 − twelve =

Lost your password?