O avançado angolano Fábio Abreu foi o principal protagonista na vitória (3-1) do Penafiel em casa do Cova da Piedade, ao ‘bisar’ no encontro da 25.ª jornada da II Liga de futebol.
Gustavo Costa, aos 16 minutos, para os visitantes, e Dieguinho, aos 34, para o Penafiel, ambos de grande penalidade, deixaram a partida empatada 1-1, mas Fábio Abreu, no primeiro minuto de descontos da primeira parte e aos 77, assegurou a vitória forasteira, elevando para nove o número golos na presente temporada.
O primeiro sinal de perigo foi dado pelo Penafiel, aos nove minutos, na sequência de um contra-ataque conduzido e finalizado pelo lateral-esquerdo José Gomes, cujo remate saiu por cima da barra.
E foi com o jogo ainda indefinido que a equipa duriense inaugurou o marcador, aos 16 minutos, através de uma grande penalidade após falta cometida na área pelo médio Soares sobre o lateral-direito brasileiro Kalindi, convertida por Gustavo Costa.
Com maior posse de bola, o Cova da Piedade foi dominando a partida e, aos 34 minutos, Dieguinho foi derrubado na grande área por Rafa Souza, tendo o mesmo Dieguinho, na conversão, igualado a partida.
E quando parecia que o jogo iria atingir o intervalo igualado, o Penafiel fez o 2-1 na sequência de um ressalto de bola, após a marcação de um livre direto, anotado pelo avançado angolano Fábio Abreu.
A etapa complementar iniciou-se com uma rápida incursão, pela esquerda, da turma nortenha, mas o remate de Gleison saiu ao lado do poste direito da baliza defendida por Pedro Alves.
Aos 58 minutos, o conjunto de Almada provocou sensação de golo na sequência de um grande remate de Miguel Rosa, à entrada da área.
Contra a corrente de jogo, o Penafiel aumentou a vantagem para 3-1, aos 77 minutos. A defesa do Cova da Piedade foi apanhada em contrapé e Fábio Abreu fez o seu segundo golo da partida.
Jogo realizado no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade.
Cova da Piedade – Penafiel: 1-3.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
0-1, Gustavo Costa, 16 minutos (grande penalidade).
1-1, Dieguinho, 34 (grande penalidade).
1-2, Fábio Abreu, 45+1.
1-3, Fábio Abreu, 77.
Equipas:
– Cova da Piedade: Pedro Alves, Adilson, Daniel Almeida, Tiago Lima Pereira (Yahou Liu, 87), Evaldo, Soares, Robson, Miguel Rosa, Aylton Boa Morte (Kalidou Yero, 60), Dieguinho (Ballack (75) e Cleo.
(Suplentes: Francesco Anacoura, Sori Mane, Nico, Yero, Ballack, Onyilo e Yuhao Liu).
Treinador: Bruno Ribeiro.
– Penafiel: Ivo Gonçalves, Kalindi, João Paulo, Luís Pedro, José Gomes (Vasco Braga, 62), Rafa Souza, Romeu Ribeiro, Ludovic (Luís Dias, 90), Gustavo, Gleison (Diouf, 72) e Fábio Abreu.
(Suplentes: Tiago Rocha, Luís Dias, Jules Diouf, Hélio Cruz, César Gomes, Vasco Braga e Fábio Fortes).
Treinador: Armando Evangelista.
Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Tiago Lima Pereira (32 minutos), Romeu Ribeiro (66), Gleison (68), Adilson (68) e Rafa Souza (73).
Assistência: cerca de 850 espetadores.