Estava previsto realizar-se entre os dias 18 e 20 de outubro, mas alguns trilhos foram muito afetados pelos fogos. Nova data será anunciada oportunamente, mal estejam repostas todas as condições para que o evento decorra normalmente
Boa parte do território abrangido pela Grande Rota das Montanhas Mágicas foi particularmente afetado pela última vaga de incêndios, o que determinou o adiamento da primeira edição do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour”, cuja realização estava agendada para os dias 18, 19 e 20 de outubro. João Carlos Pinho, coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG),explica que a decisão foi tomada em sintonia entre o organismo e os autarcas dos sete municípios que integram a rota e teve como base “a destruição de alguns trilhos e de muita sinalética”, acrescentando ainda que “há troços em que a paisagem ficou muito afetada e o próprio estado dos solos, em risco de derrocada caso chova com alguma intensidade, é um fator crítico que podia colocar em risco a segurança dos participantes”.
A organização continua fortemente empenhada em levar o evento por diante e “mal estejam reunidas todas as condições anunciaremos nova data para a realização do evento”. Neste momento ainda decorre o levantamento de todos os estragos provocados pelos fogos, aproveitando o responsável para fazer um apelo às entidades competentes “para que sejam céleres no processo de reconstrução das áreas afetadas”.
“Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” é uma realização que visa a promoção da travessia de 280 quilómetros da Grande Rota 60, a das Montanhas Mágicas (GR60). Um percurso circular que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO. Passa por sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães), atravessando quatro serras (Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e os vales de sete rios (Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira).
João Carlos Pinho acredita que o “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour”, a realizar em data a anunciar oportunamente, irá “alavancar a notoriedade nacional e internacional da rota nas áreas do cycling e das caminhadas, ajudando à pujança das economias locais”. Conhecedor profundo da região, este responsável está fortemente convencido de que “a região saberá reerguer-se dos efeitos devastadores destes fogos e voltar a poder mostrar ao mundo todas as potencialidades do território”.