Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Bruxelas deixa ultimato. Portugal tem um mês para corrigir imposto sobre carros importados
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Bruxelas deixa ultimato. Portugal tem um mês para corrigir imposto sobre carros importados

Economia

Bruxelas deixa ultimato. Portugal tem um mês para corrigir imposto sobre carros importados

Last updated: 27 de Novembro, 2019
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Bruxelas deu um mês para que o Governo corrigisse a maneira como se calcula o ISV para os carros em segunda mão comprados no estrangeiro. A Comissão Europeia não aceitou as justificações de Centeno.

A Comissão Europeia não foi na conversa de Mário Centeno e rejeitou as explicações do Governo sobre o Imposto Sobre Veículos (ISV). Como tal, Bruxelas deu um mês para Portugal regularizar a situação e corrigir a forma como se calcula o ISV para carros em segunda mão comprados no estrangeiro.

Caso Portugal não tome as ações devidas no tempo delimitado, Bruxelas ameaça levar o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia. De acordo com o jornal Público, este órgão de justiça já tinha avisado, em 2016, que Portugal violava a legislação europeia no que toca ao ISV.

O mercado dos carros importados tem crescido de vento em poupa em Portugal, razão pela qual este ultimato de Bruxelas pode justificar a insatisfação de vários portugueses. Entre 2017 e 2018, o número de veículos provenientes da UE cresceu 14%, revelam os dados do Ministério da Finanças.

“Isto tem sido uma longa discussão com Portugal. Andamos nisto há anos”, disse a porta-voz da Comissão Europeia para os assuntos fiscais, Vanessa Mock. “Não temos chegado a lado nenhum, a posição portuguesa é discriminatória, põe em causa as regras do mercado único, prejudica pequenas e médias empresas, importadores de veículos e os próprios consumidores que assim não têm acesso, em condições de igualdade fiscal, a todos os produtos existentes no mercado único”, acrescentou, citada pelo Público.

De acordo com Bruxelas, a legislação portuguesa não tem em conta a depreciação dos carros importados de outros países da UE, não sendo, por isso, compatível com a legislação europeia. No atual ISV, a componente ambiental não é depreciada, o que significa que ao comprar um carro em segunda mão no estrangeiro, está a pagar o imposto de como se este fosse novo.

Mário Centeno defendia que isto era justificado já que “os malefícios causados ao ambiente” por carros comprados em segunda mão no estrangeiro “não são inferiores aos dos veículos novos”. Por esta razão, o ministro das Finanças alega que o pagamento da totalidade do imposto relativo à componente ambiental é justificado.

No entanto, a Comissão Europeia tem uma opinião distinta. “A Comissão decidiu hoje enviar um parecer fundamentado a Portugal por taxar carros usados importados de forma mais pesada do que os carros comprados no mercado nacional”, lê-se no parecer enviado a Lisboa por Bruxelas.

Fonte: ZAP

TAGGED:AutobruxelasDestaqueEconomiaFiscoImpostos
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Polícia Civil brasileira prende membros de ONG suspeitos de atear fogo na Amazónia
Next Article Governo indica aumentos salariais no privado de 2,7% para 2020
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

man in red jacket standing on white concrete building under blue and white cloudy sky during

Penafiel cobra taxa de um euro para baratear novas construções

Autarquia reduz encargo municipal de urbanização até ao final do próximo ano.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva debate apoios a coletividades no dia 11

Sessão pública prevê a análise de subsídios a associações locais e contratação…

Castelo de Paiva debate obras na escola de Sobrado em sessão pública

Autarquia reúne esta terça-feira a comunidade escolar para detalhar a intervenção na…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?