Em mais de dois anos de pandemia seguidos pela incerteza gerada pelo o começo de uma guerra na europa abala qualquer economia. Muitas das grandes empresas têm almofadas económicas que permitem a adaptação e muitas vezes até aumentar os lucros, mas, infelizmente as pequenas empresas e negócios familiares das localidades onde vivemos não têm essa sorte. Os pequenos negócios têm feito grandes sacrifícios para manter as suas portas abertas nestes últimos tempos e devem ser ajudados.
Muitos de nós podemos fazer a nossa parte ajudando o comércio dos locais onde vivemos. Por vezes os preços praticados são mais baratos e mais frescos do que as grandes superfícies e estamos a contribuir para a economia local. Valorizar empreendedores e colaborar com pequenos negócios ajuda tanto na sobrevivência das famílias que gerem as empresas quanto no desenvolvimento socioeconómico da região tendo ainda a possibilidade de gerar mais empregos.
Além disso, na era das redes sociais todos nós podemos ajudar na divulgação e fazer publicidade a um negócio de um amigo ou conhecido. Marque as suas publicações, partilhe experiencias, recomende o nome. Estes pequenos gestos podem fazer toda a diferença e são gratuitos!
Além disso somos sempre tratados de forma diferente, não somos mais um, temos um nome, somos conhecidos e começam a saber das nossas preferências, existe inevitavelmente uma relação de proximidade e bem-estar!