Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Estado devolve fortuna de 10 milhões de euros a empresário do Caso BPN
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Estado devolve fortuna de 10 milhões de euros a empresário do Caso BPN

Economia

Estado devolve fortuna de 10 milhões de euros a empresário do Caso BPN

Last updated: 4 de Maio, 2019
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

José Sá Freire / YouTube

O empresário Ricardo Oliveira foi absolvido de dois processos do BPN. Como tal, o Estado devolveu-lhe os quase 10 milhões de euros em dinheiro e bens.

“Em face da decisão de absolvição do arguido Ricardo Manuel dos Santos Oliveira da prática de todos os crimes pelos quais vinha pronunciado e de todos os pedidos de indemnização contra si deduzidos, determina-se o imediato levantamento de todos os arrestos decretados no âmbito destes autos e que incidiram sobre bens e valores pessoais ou de sociedades de que o mesmo é titular e a respetiva devolução”, ditou a sentença do tribunal.

Ricardo Oliveira foi absolvido de dois processos relativos ao Banco Português de Negócios, após ser acusado de burla qualificada e de fraude fiscal no caso BPN. O empresário tinha alegadamente recebido empréstimos concedidos pelo banco, mas a sua existência não conseguiu ser provada, resultando na ilibação do empresário português.

Ricardo Oliveira atuava como angariador de negócios no setor imobiliário para o grupo BPN/SLN, estando envolvido em alguns processos que se revelaram ruinosos para o banco.

A Parvalorem, empresa empresa pública que herdou os ativos tóxicos do BPN,tentou cobrar créditos concedidos pelo BPN a Ricardo Oliveira e a sociedades por si detidas, e alegou que ele estava a tentar “dissipar o bem patrimonial, transformando-o em liquidez e podendo dar-lhe qualquer destino que lhe aprouver”.

Contudo, segundo o Correio da Manhã, o tribunal declarou que Ricardo Oliveira estava absolvidos dos dois processos e exigiu que a Parvalorem devolvesse todos os bens e dinheiro que tinham sido arrestados.

Alguns desses bens estão relacionados com a sua valiosa coleção de carros clássicos, da qual o empresário obteve uma receita de 6 milhões de euros após a venda de vários desses automóveis num leilão realizado em Londres, em 2013. Foram também devolvidos sete carros que ficaram, na altura, por vender – no valor de 3,4 milhões de euros.

Desta forma, a Parvalorem não vai conseguir recuperar o crédito de 32,3 milhões de euros que havia reclamado a Ricardo Oliveira. Segundo explica o CM, a absolvição do empresário implica também a extinção desse mesmo crédito, visto que a sua existência não conseguiu ser provada.

Enquanto a Parvalorem argumentava que tinha herdado os empréstimos concedidos ao empresário, Ricardo Oliveira sempre negou a existência de uma dívida relativa a esses créditos

Fonte: ZAP

TAGGED:BPNDestaqueEconomiaJustiçaNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article António Costa diz que oposição está a “brincar com o fogo”
Next Article Carlos Moedas: Um PE com mais eurocéticos dificultará formação da nova Comissão
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinema ao ar livre e exposições gratuitas agitam agenda cultural de Arouca em agosto

Programação cultural estende-se por vários pontos da vila com acesso gratuito para todos os visitantes

Cinfães leva a tradição e os sabores da serra até à AGRIVAL em Penafiel

Penafiel, Portugal – O recinto da AGRIVAL, em Penafiel, recebe no próximo…

Cartão de Cidadão pode ser renovado em seis Espaços Cidadão do concelho de Felgueiras

Medida destina-se a maiores de 25 anos com o documento atualizado ou…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?