Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: INE melhora estimativa da queda do PIB (que continua a ser histórica)
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - INE melhora estimativa da queda do PIB (que continua a ser histórica)

Economia

INE melhora estimativa da queda do PIB (que continua a ser histórica)

Last updated: 14 Agosto, 2020 13:00
Redação
Share
SHARE

Mário Cruz / Lusa

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu esta sexta-feira a queda do PIB no segundo trimestre, melhorando a sua anterior estimativa em duas décimas em termos homólogos e em cadeia, para 16,3% e 13,9%, respetivamente.

“Refletindo o impacto económico da pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma forte contração em termos reais no 2.º trimestre de 2020, tendo diminuído 16,3% em termos homólogos [face ao mesmo período do ano passado], após a redução de 2,3% no trimestre anterior”, pode ler-se na estimativa rápida divulgada pelo INE, que atualiza a feita no dia 31 de julho e a melhora em duas décimas (face a uma queda de 16,5%).

Apesar da revisão de duas décimas no PIB em termos homólogos, esta continua a ser uma quebra histórica na economia portuguesa, tal como frisa a SIC Notícias.

Já em cadeia – relativamente ao primeiro trimestre – as estimativas da quebra também foram melhoradas em duas décimas, de 14,1% para 13,9%.

Este resultado é “explicado principalmente pelo contributo negativo (-10,7 pontos percentuais) da procura interna para a variação em cadeia do PIB, verificando-se também um maior contributo negativo da procura externa líquida (-3,2 pontos percentuais)”.

Também o semanário Expresso frisa que, apesar desta ligeira melhoria dos números, continua a ser a queda mais grave que a economia portuguesa sofreu num trimestre em toda a história do Portugal democrático.

PIB da zona euro e UE com maiores quebras

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) registaram, no segundo trimestre do ano, os maiores recuos de sempre, tanto na comparação homóloga quanto na trimestral, devido às consequências da pandemia da covid-19, divulga o Eurostat.

Segundo uma estimativa rápida do gabinete estatístico da UE, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro recuou 15,0% face ao segundo trimestre de 2019 e 12,1% na comparação com os primeiros três meses do ano.

O PIB da UE, por seu lado, caiu 14,1% na comparação homóloga e 11,7% em cadeia.

Trata-se, em ambas as zonas e variações, da maior quebra desde o início das séries temporais, em 1995.


Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEconomiaPIBPortugal
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Bancos estão a pedir a contabilistas para fazerem “um jeitinho” e falsificarem declarações
Next Article Carro incendeia-se e provoca fogo florestal
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Festa do Senhor dos Aflitos em Bairros bate recorde e garante quase 100 mil euros

O número supera largamente o resultado do ano passado, que tinha ficado perto dos 74 mil euros, provando o crescimento…

city with high rise buildings during night time
Seis portugueses morrem em sismos na Venezuela num duplo terramoto que causou grande destruição

As autoridades confirmaram a morte de seis cidadãos da comunidade portuguesa e…

people walking on street near building during daytime
Relatório da Henley Private Wealth Migration de 2024 confirma que brasileiros milionários enriquecem Portugal

De acordo com o prestigiado relatório da Henley Private Wealth Migration de…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?