Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Novo Banco. Deloitte diz que cumpre a lei e que informou “as partes interessadas”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Novo Banco. Deloitte diz que cumpre a lei e que informou “as partes interessadas”

Economia

Novo Banco. Deloitte diz que cumpre a lei e que informou “as partes interessadas”

Last updated: 5 Setembro, 2020 20:30
Redação
Share
SHARE

thecardinaldelaville / Flickr

A consultora Deloitte, que realizou a auditoria especial ao Novo Banco, afirma que cumpre a lei e que “as partes interessadas foram informadas sobre a existência de trabalhos desenvolvidos no passado para o BES e Novo Banco”.

A reação da consultora surge na sequência de notícias a dar conta de que a Deloitte Espanha foi o assessor financeiro do Novo Banco na venda da GNB Vida, e que levaram o Bloco de Esquerda a pedir a nulidade da auditoria.

No esclarecimento divulgado, a Deloitte afirma que “cumpre a lei” e que se obriga “às mais rigorosas regras legais, profissionais e deontológicas, bem como à verificação de independência e de conflito de interesses das entidades da rede Deloitte e dos seus profissionais para a execução deste tipo de trabalhos”.

Neste contexto, lê-se na nota, “previamente à realização de qualquer trabalho”, a Deloitte faz “uma análise para a sua aceitação, não tendo sido identificada qualquer situação que impedisse ou aconselhasse a não realização do trabalho”. A consultora precisa ainda que “as partes interessadas foram informadas sobre a existência de trabalhos desenvolvidos no passado para o BES e Novo Banco”.

“Em particular, no caso de assessoria a transações, pela própria natureza aberta dos processos, o nosso envolvimento nos mesmos é de conhecimento público. Esta é prestada com o objetivo de maximizar a competitividade do processo e, consequentemente, o resultado para o vendedor, e garantir a todos os concorrentes ao processo de venda, acesso à informação disponível em condições de equidade”, é referido.

A Deloitte acrescenta que “em circunstância alguma” participou no processo de decisão, precisando que “nem o poderia ter feito por regras legais e deontológicas”.

A Lusa questionou o Ministério das Finanças sobre se foi informado sobre a existência dos referidos trabalhos desenvolvidos no passado para o BES e Novo Banco pela Deloitte, mas ainda não obteve resposta.

No esclarecimento, a consultora afirma também que “responde pela qualidade dos seus trabalhos e dos seus relatórios”, sendo que esta auditoria especial, “face à natureza relevante para o país e partes interessadas, envolveu os profissionais mais qualificados e experientes”, seguindo “os critérios de independência e ética mais elevados”.

Esta sexta-feira, o Bloco de Esquerda apelou ao Presidente da República e ao Governo que considerem nula a auditoria da Deloitte ao Novo Banco, considerando que está “ferida de morte” e não garante “seriedade, rigor e independência” devido ao “conflito de interesses” da consultora.

Em causa está o facto de a auditoria especial feita pela Deloitte não referir que a Deloitte Espanha assessorou o Novo Banco na venda da GNB Vida, concluída em 2019, o que a bloquista aponta como sendo um “conflito de interesses” da consultora.

Na sexta-feira, à margem de uma visita à vila de Castro Marim, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que um potencial conflito de interesses da Deloitte, que fez a auditoria especial ao Novo Banco, poderá, a confirmar-se, ser uma situação “muito incómoda”.

“Se tivesse acontecido que uma entidade de auditoria tivesse intervindo, sendo ouvida, numa operação, qualquer que ela fosse, de compra ou venda de bens, e mais tarde fosse chamada a pronunciar-se sobre essa mesma operação, é evidente que aí haveria uma situação muito incómoda em termos de conflito de interesses”, disse, numa referência indireta, sem nomear envolvidos, à notícia avançada pelo Jornal Económico.

Na terça-feira de madrugada, o Ministério das Finanças anunciou, em comunicado, que recebeu o relatório da auditoria externa e que esse “será remetido à Procuradoria-Geral da República considerando as competências constitucionais e legais do Ministério Público”.

Segundo o Governo, o relatório revela perdas líquidas de 4.042 milhões de euros no Novo Banco (entre 04 de agosto de 2014, um dia após a resolução do BES, e 31 de dezembro de 2018) e “descreve um conjunto de insuficiências e deficiências graves” no BES, até 2014, na concessão de crédito e investimento em ativos financeiros e imobiliários.


Fonte: ZAP

TAGGED:BancaDestaqueEconomiaNovo Banco
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Encontram-se abertas inscrições para a segunda edição do concurso de fotografia, com o tema “OLHAR! CASTELO DE PAIVA”
Next Article NuScale faz história. Pequeno reator nuclear é o primeiro a obter a aprovação nos EUA
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Paredes encerra projeto de exercício físico para doentes com diabetes no parque natural

Iniciativa comunitária promoveu o bem-estar e a literacia em saúde durante todo o ano letivo na região do Vale do…

View of La Parroquia tram stop and surrounding hills in Mérida, Venezuela.
Sismos na Venezuela provocam um balanço trágico que já ascende a 1430 vítimas mortais

O número de portugueses e lusodescendentes entre os falecidos subiu para 41…

Castelo de Paiva discute o futuro da integração social em encontro no próximo dia 10

O evento centra-se no debate sobre a cooperação entre territórios e os…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?