Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: O guia prático de Macedo para recuperar as grandes dívidas da CGD
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - O guia prático de Macedo para recuperar as grandes dívidas da CGD

Economia

O guia prático de Macedo para recuperar as grandes dívidas da CGD

Last updated: 31 Julho, 2019 13:30
Redação
Share
SHARE

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos

O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, recusou-se a comentar sobre o caso Berardo, mas deixou um guia prático daquilo que o banco está a fazer para recuperar dívidas de grandes devedores.

O arresto da coleção de arte de Joe Berardo foi tema de destaque esta terça-feira, mas o presidente da Caixa, Paulo Macedo, recusou-se a comentar casos individuais. Por outro lado, preferiu generalizar e explicar aquilo que o banco pode, e está a fazer, para recuperar dívidas de grandes devedores e responsabilizar antigos gestores.

Quando um grande devedor deixa de pagar um empréstimo, há três execuções possíveis, segundo Paulo Macedo: execução dos devedores, execução dos colaterais (garantias) reais e execução de avalistas.

Além disso, Macedo refere dois tipos de pesquisa que podem ser feitos: a pesquisa dos bens de devedores e a pesquisa de bens de entidades controladas.

Adicionalmente, há ainda a possibilidade de análise e desagregação da personalidade jurídica das entidades e seus acionistas; queixa crime em caso de indícios de crime, nomeadamente, por burla; cooperação com outros bancos e autoridades; e, por fim, negociar com os devedores.

Paulo Macedo também referiu a ação da Caixa no que toca a antigos gestores que decidiram créditos ruinosos para o banco. Nestes casos, é necessário avaliar em que casos é que podem existir indícios de má gestão passível de responsabilidade civil ou crime, e apurar responsabilidades.

É necessária ainda: uma análise jurídica dos casos; uma análise financeira das operações; análise às informações do relatório da comissão parlamentar de inquérito à CGD e do inquérito do Ministério Público. Segundo o Observador, o administrador da Caixa propõe ainda ouvir os envolvidos e apresentar propostas aos acionistas.

O presidente da CGD garantiu que estão a ser tomadas várias medidas deste “guia” e que ele próprio já fez algumas participações criminais sobre créditos do banco. Macedo referiu ainda que apesar do relatório da comissão parlamentar de inquérito ter trazido novas informações, acabou por ter um impacto negativo na reputação do banco e levou à perda de foco dos gestores da área comercial.

Fonte: ZAP

TAGGED:BancaCGDDestaqueEconomiaNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article A mais visitada rota em Castelo de Paiva é a de Santo António
Next Article Brasileiros estão a ajudar na reconstrução da economia de Portugal
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?