O setor das obras públicas registou em 2025 um crescimento muito significativo, tanto ao nível dos concursos promovidos como dos contratos de empreitada celebrados, de acordo com os dados mais recentes do Barómetro AICCOPN – Obras Públicas, referentes a janeiro de 2026 202601 BarometroAICCOPN ObrasPu….
Ao longo de 2025 foram lançados 7.321 concursos de empreitadas de obras públicas, num montante global de 10.041 milhões de euros, o que representa um aumento de 41% no número de concursos e de 21% no respetivo valor, face ao ano de 2024.
Contratação cresce de forma expressiva
No mesmo período, os contratos de empreitada celebrados através de concursos públicos e reportados no Portal Base atingiram 6.427 milhões de euros, registando uma subida homóloga de 50%. Este valor foi fortemente influenciado pela adjudicação da concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Oiã, cujo contrato ascendeu a 1.661 milhões de euros.
Importa ainda destacar que o diferencial entre o valor dos concursos lançados e os contratos celebrados na mesma modalidade fixou-se em 3.614 milhões de euros, refletindo a dinâmica do pipeline de investimento público.
Ajustes diretos e consulta prévia também em crescimento
Relativamente às empreitadas adjudicadas por ajuste direto ou consulta prévia, verificou-se igualmente um crescimento sustentado, embora mais moderado, com uma variação homóloga positiva de 9%.
No total, o valor global dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base ascendeu a 7.568 milhões de euros em 2025, traduzindo um expressivo aumento de 48% face ao ano anterior.
Setor reforça dinamismo
Os dados agora divulgados confirmam o forte dinamismo do setor das obras públicas ao longo de 2025, evidenciando um reforço do investimento público e uma aceleração significativa da atividade contratual, com impacto direto na economia e no emprego do setor da construção.


