Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

Economia

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

Last updated: 16 Outubro, 2019 12:15
Redação
Share
SHARE

Marcelo Camargo / ABr

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado.

Quem abastece um carro a gasóleo na União Europeia paga, em média, menos 12 cêntimos por litro em impostos, em comparação com quem abastece um veículo a gasolina. Só no ano passado, a diferença na tributação destes dois combustíveis resultou em perdas fiscais globais a rondar os 24 mil milhões de euros. A conclusão é da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.

“Apesar de serem a principal causa da poluição do ar nas cidades europeias, os motores a diesel ainda pagam em 2019 menos 27% por cada unidade de energia fóssil do que os equivalentes movidos a gasolina. E apenas dois países da UE eliminaram até agora esta desvantagem fiscal: o Reino Unido e a Bélgica”, lê-se no relatório, noticiado pelo DN.

Em Portugal, a diferença entra a tributação é de 19 cêntimos por litro. Isto faz com que o Estado tenha conseguido menos 893 milhões de euros do que conseguiria caso os impostos dos dois combustíveis fósseis fossem equiparados.

De acordo com a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), a maior fatia do preço pago por litro de combustível vai para impostos, nomeadamente ISP e IVA. No caso da gasolina, por exemplo, 61% do preço vai para impostos. Já no gasóleo, 54% do preço são impostos.

“Os impostos especiais de consumo, a maior componente fiscal, são, para a maioria dos países europeus, um montante fixo que permanece inalterado por longos períodos, independentemente do preço do crude. Estes impostos também variam de país para país e de acordo com o tipo de combustível, razão pela qual os preços são tão diferentes em toda a Europa”, realçou a Apetro, citado pelo mesmo diário.

Portugal é ainda criticado no relatório por pertencer ao lote de seis países que aplicam uma taxa de incorporação sobre o biodiesel. Os outros países são a Bélgica, a Grécia, a Finlândia, a Espanha e a Polónia.

Fonte: ZAP

TAGGED:CombustíveisDestaqueEconomiaImpostos
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de “elevado risco”
Next Article Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Município de Castelo de Paiva assinala 24 anos da ACUP com homenagem a 27 militares locais

O encontro reuniu diversos associados, familiares e representantes de entidades regionais num ambiente de proximidade e recordação.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva acolhe os participantes do XXVIII Festival Nacional de Folclore

Castelo de Paiva, Portugal – O município de Castelo de Paiva foi…

Património Cultural valida a inscrição das Endoenças de Entre-os-Rios no inventário nacional

O reconhecimento oficial reforça a preservação desta tradição secular que une as…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?