Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Preços das portagens nas autoestradas deverão manter-se em 2020
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Preços das portagens nas autoestradas deverão manter-se em 2020

Economia

Preços das portagens nas autoestradas deverão manter-se em 2020

Last updated: 31 de Outubro, 2019
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

Florida Turnpike / Flickr

Os preços das portagens nas autoestradas deverão manter-se em 2020, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, em outubro, divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e estabelece que a variação a praticar tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

Na estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje divulgada, o Instituto Nacional de Estatística (INE) avança que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no Continente terá sido de -0,10% em outubro, o que deverá resultar numa estabilização dos preços das portagens no próximo ano.

A estabilização dos preços das portagens em 2020 segue-se a quatro anos consecutivos de subidas: em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de aumentos de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.

Contudo, uma vez que a legislação atualmente em vigor define também que a atualização das taxas de portagens deve ser feita em valores múltiplos de cinco cêntimos, e sendo as alterações de preços calculadas em cada um dos sublanços das autoestradas, pelo menos em 2016 na grande maioria dos troços e nas classes de veículos mais baixas não foi atingido o valor mínimo de atualização, tendo-se os preços mantido, apesar da subida da taxa de inflação.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro, com base nos quais as concessionárias devem comunicar as suas propostas de preços ao Governo, vão ser publicados a 13 de novembro.

Fonte: ZAP

TAGGED:EconomiaINEInfraestruturas de PortugalNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Caixa Geral de Depósitos pondera processar ex-gestores por créditos a Berardo
Next Article PSA Peugeot e Fiat Chrysler acordam fusão para criar nova empresa
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

plantation with green crops growing in agricultural farm

Circular agrícola alerta para avanço de doenças e pragas e reforça medidas de prevenção nas culturas

Aviso agrícola de 24 de agosto chama a atenção para problemas na vinha, citrinos, pomóideas, hortícolas e plantas ornamentais

Castelo de Paiva integra rede de transporte a pedido Liga a partir de 1 de setembro

Castelo de Paiva, Portugal – A partir do primeiro dia de setembro,…

Parque de Lazer de Mourilhe recebe o Douro Green Fest dentro de uma semana

Cinfães, Portugal – Cinfães prepara-se para uma alteração significativa no seu calendário…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?