Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Programadores detetam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Programadores detetam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

EconomiaTecnologia

Programadores detetam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Last updated: 20 Setembro, 2018 13:39
Redação
Share
SHARE

markgregory / Flickr

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual.

Frequentemente considerado como a grande referência dentro das criptomoedas (moedas virtuais), o dinheiro baseado no sistema blockchain apresentou uma falha potencialmente desastrosa no software que a suporta.

A moeda virtual funciona através de um sistema blockchain – uma estrutura de dados que representa a entrada da contabilidade financeira ou o registo de uma transação onde cada transação é digitalmente assinada para garantir a sua autenticidade e garantir que ninguém a modifica. Desta maneira as transações podem ser considerados fiáveis.

Depois da atualização fornecida na última quinta-feira pela BitcoinCore – software que alimenta o blockchain da Bitcoin –  um erro descrito como “muito assustador” foi descoberto na Bitcoin.

“Por menos de 70 mil euros, alguém poderia ter deitado abaixo todo a rede“, afirmou Emin Gun Sirer, professor de Ciências da Computação na Universidade de Cornell. “Esta quantia é bem inferior ao valor que muitas entidades pagariam por um ataque de dia zero. Existem muitas pessoas com esta motivação que poderiam ter derrubado o sistema”, acrescentou o professor.

Curiosamente, a vulnerabilidade – ou bug – foi detetada no software de implementação mais conhecido e não no protocolo de execução da própria moeda.

Outras criptocorrências construídas através do código BitcoinCore também foram afetadas. A Litecoin detetou uma vulnerabilidade semelhante mas conseguiu corrigi-la na terça-feira.

Várias análises ao bug, revelam que foi criado como uma “vulnerabilidade de negação de serviço” – um ataque que deixa indisponível, durante um tempo indeterminado, os serviços ou recursos de uma empresa. Esta vulnerabilidade foi introduzida no BitcoinCore numa atualização no ano passado.

Essencialmente, a vulnerabilidade permitia criar um bloqueio ao incluir uma transação que gastava as mesmas moedas duas vezes. Num passo seguinte, este bloqueio poderia ser enviado para toda a rede Bitcoin, “crashando” o software do usuário que recebesse a falha.

Na terça-feira, os programadores lançaram um update para corrigir o problema.

Fonte: ZAP

TAGGED:BitcoinDestaqueEconomiaInformáticaTecnologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Taxistas dormiram nos carros e prometem “não arredar pé” do protesto
Next Article Governo vai dar autonomia a um quarto dos hospitais no próximo ano
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Paredes Golfe Clube domina pódio do 5.º Campeonato Felgueiras Xadrez com três atletas

Secção de Xadrez do emblema paredense encerra época 2025/2026 com títulos distritais e pódios

Quinta dos Frades renova imagem e lança seis novos vinhos para reforçar identidade no Douro

O produtor duriense concluiu um processo de reestruturação de marca e reorganizou…

Castelo de Paiva recebe 300 atletas durante o fim de semana para o Paiva Douro Artistic Roller Cup

O torneio de patinagem artística integra a programação dos 40.ºs Jogos Desportivos…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?