Em comunicado, a EDP Distribuição explicou que a campanha em curso integra-se no Contrato de Concessão e Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão no concelho de Castelo de Paiva, assim como outros concelhos nos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo Vila Real e cinco concelhos do distrito do Porto.
A EDP está a trabalhar substituição de luminárias antigas com tecnologias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio de alta pressão por luminárias LED, que têm reduzidas necessidades de manutenção e são uma alternativa económica e sustentável.
O investimento global ronda os seis milhões de euros e abrange 54 municípios. Em Castelo de Paiva serão instaladas cerca de 400 luminárias.
Estima-se que, até ao final do presente ano, esta campanha contribua para uma poupança anual de 1,5 milhões de euros na fatura energética e uma redução da pegada ecológica (em cerca de duas mil toneladas de CO2 por ano).
A adoção de novas tecnologias na iluminação pública está alinhada às metas de descarbonização do Plano Nacional de Energia e Clima, a apostar na eficiência energética e na gestão inteligente das redes.