Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Projecto “ColorADD nas escolas” contemplou alunos do 1º ciclo
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Educação - Projecto “ColorADD nas escolas” contemplou alunos do 1º ciclo

Educação

Projecto “ColorADD nas escolas” contemplou alunos do 1º ciclo

Raphael Lucca
Last updated: 15 Dezembro, 2021 20:10
Raphael Lucca
Share
SHARE

O Projecto “ColorADD nas Escolas”, desenvolvido pela Associação ColorADD.Social, tem como objectivo contribuir para a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores mediante a adopção do código ColorADD, contribuindo para uma Escola Inclusiva e promovendo a detecção precoce do daltonismo na infância.

Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e pelo “ColorADD.Social”, tendo-se realizado com a parceria da Vision Mais Ópticas, que realizaram recentemente um rastreio ao daltonismo e à acuidade visual, assim como acções de sensibilização e outras actividades relacionadas com o tema, junto de todos os alunos do 4º ano dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão.

A ColorADD.Social é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a promover a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo, e está a desenvolver um programa composto por um conjunto de acções realizadas nas escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), preferencialmente aos alunos do 3.º ano de escolaridade, bem como a toda a comunidade educativa para que possam entender esta limitação e os seus constrangimentos no dia-a-dia, enquanto aprendem uma ferramenta que permite ao daltónico ultrapassar essas dificuldades. Tratando-se de um programa de continuidade, replicado anualmente, permite abranger todas as crianças deste ciclo de ensino.

Neste projecto, interessa também promover acções de capacitação e formação sobre o daltonismo nas escolas, sensibilizando toda a comunidade educativa para os constrangimentos que resultam desta limitação não-visível, dando a conhecer uma linguagem universal – o código ColorADD, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos experienciar a visão daltónica, entender as suas limitações e constrangimentos. Desta forma, através de uma dinâmica interactiva e lúdica, permite-se uma maior identificação das crianças com esta limitação, sensibilizando os alunos para a questão da diferença e da necessidade de se saber relacionar com ela.

Por outro lado, pretende-se promover a realização do rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual aos alunos do 1.º CEB, por forma a identificar possíveis casos de daltonismo, e deste modo, poder ser feito um acompanhamento que previna o insucesso e abandono escolar, baixa auto-estima e autoconfiança, situações de bullying, etc.

Nesta acção junto das escolas, que foi acompanhada pela psicóloga municipal, Fátima Moura, foi feita a distribuição de material escolar com o código ColorADD aos alunos que realizem o “Programa ColorADD nas Escolas” para que todos (daltónicos e não daltónicos) possam ter acesso a ferramentas que lhes permitam consolidar a aprendizagem do código, potenciando que o espaço-escola seja inclusivo para todos.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Transição digital é o tema do Dia Nacional da Imprensa
Next Article A Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, é a nova Presidente do Conselho Diretivo da AMBT
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

8 − six =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Obras públicas registam forte crescimento em 2025

Concursos lançados ultrapassam os 10 mil milhões de euros e contratos celebrados aumentam 48%

Câmara Municipal de Castelo de Paiva reúne em sessão ordinária a 30 de janeiro

Reunião pública decorre nos Paços do Concelho e inclui vários pontos de…

Gala Solidária assinala início das comemorações dos 25 anos da Tragédia da Ponte Hintze Ribeiro

Uma noite marcada pela memória, pela solidariedade e pela homenagem deu início…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Novos Orgãos Sociais da APAVECP

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva realizou em Novembro último…

Aprender a andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar

Ian Morton / Flickr Nos próximos anos, aprender a pedalar será obrigatório para as crianças a partir do ensino básico.…

Maioria dos alunos tem 20 a Educação Física. Externato Ribadouro sob investigação

Marcos Santos / USP Imagens Mais de metade dos alunos do 10.º ano do Externato Ribadouro teve 20 valores a…

Açores dá prémio de 500 euros a jovens que ingressem na universidade

A partir do próximo ano letivo, os jovens estudantes da Região Autónoma dos Açores que venham a ingressar no ensino…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

15 − ten =

Lost your password?