Desde o início do período de quarentena, que é uma medida para combater o avanço do coronavírus na Europa, os consulados portugueses em França estão fechados e todas as marcações para as mais diversas formalidades como pedidos de cartão do cidadão ou passaporte foram anuladas, com a remarcação a acontecer no fim do confinamento.
Tendo em consideração a atual situação, o embaixador de Portugal em Paris recomendou ontem aos emigrantes que não saiam de França, referindo que emigrantes continuam a contactar consulados para questionar sobre viagens para Portugal durante quarentena, imposta devido à pandemia do coronavírus.
Na sua mensagem, Jorge Torres Pereira fez recordar ainda as recomendações da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, para que os emigrantes adiem as viagens a Portugal e que estas, a ocorrer, devem fazer-se em “casos muito específicos e graves” e que “não é agora o tempo para ‘facilitar’ e para baixar a guarda na luta contra a disseminação do coronavírus”.
Recorde-se que o embaixador lembrou que antes de ser diplomata, foi médico e assistente de Microbiologia na Faculdade de Medicina de Lisboa.