Uma falha informática distribuiu nesta terça-feira cerca de 100 mil euros pelas contas de 14 mil utilizadores da aplicação ePark da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), que assegura que a situação está a ser resolvida.
Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da EMEL explica que a situação se deveu a uma “falha no ‘software’ da empresa que gere a aplicação” ePark – ferramenta que permite o pagamento dos parquímetros da capital através do telemóvel.
A fonte nota que o erro aconteceu durante o processo de “conciliação de todos os pagamentos de todos os créditos”, algo que é “feito com regularidade”.
“Há um processo informático que faz essa reconciliação toda. Nesse processo, houve um ‘bug’ que a empresa está a estudar”, sustenta ainda.
De acordo com a EMEL, a “empresa de ‘software’ está a ver se percebe o que é que aconteceu” para que “fosse depositado dinheiro indevidamente em 14 mil contas”.
Segundo a mesma fonte, cerca das 19:30 horas, “111 casos já estavam resolvidos”.
Quanto aos restantes, a empresa diz que vai ficar “tudo resolvido, garantidamente” nas próximas horas.
A empresa de estacionamento de Lisboa refere que para quem tiver usado este crédito, o dinheiro será debitado “quando fizer o próximo carregamento”.
“Ninguém ficará sem poder utilizar o ePark”, assegura a EMEL.
Fonte: ZAP