A ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo promove, entre os dias 10 e 14 de março, um conjunto de concertos que vão além das tradicionais salas de espetáculo. No âmbito do projeto europeu “1000+ Concerts: Innovating Higher Music Education through Social Inclusion“, a iniciativa tem como objetivo aproximar a música clássica de comunidades em situação de vulnerabilidade, através de concertos em diversas instituições sociais do Porto.
Através da implementação do programa Musethica, o projeto reintegra a prática da interpretação musical no centro do desenvolvimento dos jovens músicos, valorizando as competências performativas e o envolvimento com o público. Durante cinco dias, o Quarteto Musethica, composto por Avri Levitan (Viola – coordenador artístico, Musethica International), Djonathan Inácio da Silva (Viola – ESMAE), Catarina Gonçalves (Viola – ESMAE) e Luz Elisabeth Sánchez Suero (Viola – Musethica International), irá percorrer várias instituições sociais do Porto, proporcionando momentos musicais a diferentes públicos, desde crianças e idosos, em contextos variados.
Os concertos passarão por locais como Associação Portuguesa do Deficiente, Liga Portuguesa contra o Cancro, Centro Juvenil de Campanhã, Casa Ronald McDonald, APPACDM Porto, Centro Social da Sé Catedral do Porto, Centro Social das Antas. O programa incluirá também uma apresentação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde serão partilhados os resultados da implementação do projeto com estudantes, docentes e investigadores.
Para além das apresentações em instituições sociais, a ESMAE acolherá um concerto aberto ao público no dia 13 de março, às 21h30, na Sala 210, com a participação do Quarteto Musethica, interpretand obras de J. S. Bach, Vivaldi, Shostakovich, entre outros. No dia anterior, 12 de março, às 18h00, a ESMAE será também palco do seminário “The Art of Practising”, conduzido por Avri Levitan, na Sala Teresa Macedo.
Com esta iniciativa, a ESMAE reforça o seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de músicos mais conscientes do seu papel na sociedade. Através da música, o projeto pretende criar pontes, quebrar barreiras e oferecer momentos de beleza e emoção a quem mais precisa.
Sobre o Projeto “1000+ Concerts”
O “1000+ Concertos: Inovar o Ensino Superior da Música através da Inclusão Social” é um projeto europeu que visa transformar o ensino superior da música clássica, promovendo uma formação que valoriza a dimensão social da performance musical.
Com a colaboração de dez instituições parceiras europeias, o projeto espera levar mais de 1.000 concertos gratuitos a pelo menos 40.000 espectadores marginalizados em toda a Europa. Desde outubro de 2024, já foram realizados 128 concertos, para 4402 pessoas e onde 626 jovens músicos tiveram oportunidade de se apresentar. A iniciativa é financiada pela União Europeia.
Website oficial do projeto: https://www.1000plusconcerts.eu/
Concertos Sociais
10 de março (segunda-feira)
10h00 – 10:30: Centro Social da Sé do Porto (Pré-Escolar)
11h30 – 12h30: Centro Social da Sé do Porto (Centro de Dia)
11 de março (terça-feira)
14h30 – 15h30: Associação Portuguesa do Deficiente
16:30 – 17:30 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
12 de março (quarta-feira)
10h15 – 11h00: APPACDM CACI Antas
11h30 – 12h30: Centro Social das Antas
13 de março (quinta-feira)
10h30 – 11h30: Centro Juvenil de Campanhã (13 a 23 anos)
12:00 – 13:00: Liga Portuguesa Contra o Cancro – Porto (Centro de Dia)
14 de março (sexta-feira)
09h30 – 10h00: Centro Juvenil de Campanhă (3 a 5 anos)
11h00 – 12h00: Casa Ronald Mcdonald do Porto
Apresentação Pública
13 de março (quinta-feira)
21h30: Concerto: Quarteto Musethica, Sala 210 (ESMAE)
Contactos:
Nome do Responsável: Ana Tedim
e-mail: ana.tedim.violin@gmail.com
Telemóvel: 916375404