• News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Economia

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

RedaçãoPorRedação
23 de Novembro de 2020
Reading Time: 3 mins read
A A
0
Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”
Share on FacebookShare on Twitter

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um “desastre ambiental” – as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios fiscais para estes veículos.

A Zero revelou este domingo as conclusões de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, segundo o qual este tipo de veículos (PHEV, na sigla em inglês) regista emissões reais que podem ser quase o dobro daquilo que é anunciado, tendo por base testes “em condições reais” de utilização realizados aos três modelos mais vendidos na Europa em 2019: BMW X5, Volvo XC60 e Mitsubishi Outlander.

“O estudo concluiu que, mesmo em condições de teste ótimas, em que os veículos são utilizados da forma mais moderada possível e com as baterias completamente carregadas, as suas emissões são 28%-89% superiores às contabilizadas nos testes. Se forem utilizados em modo convencional, ou seja, usando exclusivamente o motor a combustão, estes carros emitem três a oito vezes mais CO2 [dióxido de carbono] do que aquilo que os testes indicam”, refere o comunicado da Zero.

De acordo com o Expresso, a associação ambientalista acrescenta que “se adicionalmente o motor a combustão for utilizado para carregar as baterias – algo frequente antes de os condutores entrarem em zonas urbanas de emissões reduzidas – as emissões vão até 12 vezes acima das anunciadas oficialmente”.

Além disso, os testes constataram níveis de autonomia em modo elétrico inferiores aos publicitados, além de concluírem que em condições reais de utilização “o recurso ao motor a combustão é constante”, o que significa que “estes automóveis só cumprem o anunciado nos catálogos em viagens muito curtas; por exemplo, numa viagem de 100 quilómetros, emitem até cerca de duas vezes mais do que o valor oficial”.

Para a Zero, os testes que regulamentam oficialmente o nível de emissões destes veículos têm o problema de assentar “na suposição excessivamente otimista da parcela de utilização em modo elétrico, ou seja, o fator de utilização elétrica, resultando em valores de CO2 irrealisticamente baixos”.

Por isso, previsões mais de acordo com a utilização elétrica real colocariam os níveis de emissões em “valores oficiais 50%-230% superiores aos atualmente em vigor”.

A associação ambientalista refere ainda o aumento de vendas de carros PHEV na Europa, com meio milhão de unidades vendidas em 2020, sendo que em Portugal foram vendidos até outubro 8.300 automóveis, “praticamente o dobro do que se vendeu no mesmo período de 2019”. Os novos limites em vigor na União Europeia obrigam os fabricantes a vender automóveis com baixas emissões.

A premissa do estudo hoje divulgado era precisamente perceber se as emissões publicitadas correspondiam à redução para um terço das dos automóveis convencionais equivalentes, como os fabricantes anunciam, ou se “são um truque para cumprir os requisitos legais”.

Com base nos resultados, a Zero pede o fim dos benefícios fiscais e subsídios para a compra destes veículos, referindo que estes estão estimados em mais de 43 milhões de euros para 2020 em Portugal.

“Trata-se de um valor que está a ser desbaratado no apoio a uma tecnologia poluente e que por isso, recomenda a Zero, deve ser canalizado sem demora para tecnologias verdadeiramente verdes”, defende a associação.

A Zero entende que estes apoios devem ser reservados para carros 100% elétricos, recomendando que numa fase transitória os apoios e acesso a subsídios sejam concedidos para veículos com uma autonomia mínima de 60 quilómetros e “acesso comprovado” a pontos de carregamento.

Já a redução do Imposto sobre Veículos deve baixar dos 75% para os 25% e as empresas só devem poder reaver metade do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e não a totalidade, como atualmente.


Fonte: ZAP

Tags: AutomobilismoEcologiaEconomiaMundoSustentabilidade
Artigo Anterior

“Lembranças da Lua.” China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

Próximo Artigo

Pacientes que estiveram infetados com covid-19 podem ver a sua voz alterada

Artigos Relacionados!

Tragédia aérea na Índia deixa mais de 290 mortos — sete portugueses estavam a bordo
Mundo

Tragédia aérea na Índia deixa mais de 290 mortos — sete portugueses estavam a bordo

Reabilitação urbana regista desaceleração em abril, apesar do aumento da produção contratada
Economia

Reabilitação urbana regista desaceleração em abril, apesar do aumento da produção contratada

Construção Civil inicia 2025 com estabilidade, mas enfrenta desafios estruturais
Economia

Construção Civil inicia 2025 com estabilidade, mas enfrenta desafios estruturais

Castelo de Paiva: Mais de 700 incentivos distribuídos aos criadores de gado tradicional
Castelo de Paiva

Castelo de Paiva: Mais de 700 incentivos distribuídos aos criadores de gado tradicional

Cinfães aumenta financiamento às instituições particulares de solidariedade social com 210 mil euros.
Castelo de Paiva

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, no dia 23 de janeiro, aprovou a atribuição de 59.500 euros

Rota do Românico marca presença na maior feira de turismo de Portugal
Economia

Rota do Românico marca presença na maior feira de turismo de Portugal

Próximo Artigo
Pacientes que estiveram infetados com covid-19 podem ver a sua voz alterada

Pacientes que estiveram infetados com covid-19 podem ver a sua voz alterada

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

12 − seven =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Últimas Notícias!

Castelo de Paiva promove maior Feira do Vinho Verde de Portugal com três dias de festa

Castelo de Paiva promove maior Feira do Vinho Verde de Portugal com três dias de festa

Moradores da região queixam-se das vespas asiáticas: saiba como amenizar o problema

Moradores da região queixam-se das vespas asiáticas: saiba como amenizar o problema

Mais de 300 elementos atuam em combate a incêndio rural em Arouca e Aljustrel30 jun, 2025 – 17:15 • Lusa

Mais de 300 elementos atuam em combate a incêndio rural em Arouca e Aljustrel30 jun, 2025 – 17:15 • Lusa

Castelo de Paiva acolhe apresentação de Representações Humanas por Carlos Ferreira

Castelo de Paiva acolhe apresentação de Representações Humanas por Carlos Ferreira

Penafiel Racing Fest não são só carros: Desporto também faz parte

Penafiel Racing Fest não são só carros: Desporto também faz parte

Artigos Recentes

Castelo de Paiva promove maior Feira do Vinho Verde de Portugal com três dias de festa

Moradores da região queixam-se das vespas asiáticas: saiba como amenizar o problema

Mais de 300 elementos atuam em combate a incêndio rural em Arouca e Aljustrel30 jun, 2025 – 17:15 • Lusa

De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Newsletter


© 2022 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In