O empresário Joaquim Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e da Sport TV, faleceu este sábado, 16 de agosto, aos 78 anos, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em nota oficial, a FPF evocou Joaquim Oliveira como uma “personalidade relevante e influente do desporto nacional”, sublinhando que se destacou “na área dos direitos de transmissão televisiva, da publicidade e do marketing ligados ao futebol, onde foi pioneiro em vários domínios”.
Natural de Penafiel e irmão do ex-selecionador nacional António Oliveira, Joaquim Oliveira construiu uma trajetória de destaque no universo empresarial e desportivo, tendo fundado a Sport TV e liderado a Olivedesportos.
A Câmara Municipal de Penafiel também manifestou pesar pela morte do empresário, distinguido como cidadão honorário da cidade. Em comunicado assinado pelo presidente da autarquia, Antonino de Sousa, foi enaltecido “o contributo dado em múltiplas áreas da vida social e comunitária, que permanecerá como memória de referência”, endereçando condolências à família e aos amigos.
O Futebol Clube de Penafiel, de que Joaquim Oliveira foi antigo detentor da SAD, expressou igualmente pesar pela sua morte. “O seu empenho no futebol e a ligação ao nosso emblema fazem parte da história do Penafiel, deixando um legado que será recordado com respeito e gratidão”, refere a nota do clube.
Como tributo, o FC Penafiel anunciou que realizará uma homenagem à memória de Joaquim Oliveira no encontro deste domingo, frente ao UD Oliveirense, no Estádio 25 de Abril.