Felgueiras, Portugal – O município de Felgueiras junta-se à Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, a estabelecimentos de ensino e a corporações de bombeiros locais para integrar o projeto intermunicipal focado na prevenção e no socorro em situações de emergência médica. A iniciativa conjunta pretende dotar os cidadãos de conhecimentos fundamentais para intervir de forma imediata perante ocorrências de paragem cardiorrespiratória.
Ação coletiva na região
Marcada para o dia 16 de outubro, às 16h10, a iniciativa decorre na Praça da República e assinala o Dia Mundial de Reanimar o Coração. O programa em Felgueiras faz parte de uma mobilização simultânea que abrange um total de onze concelhos do território, coordenando esforços entre diferentes entidades públicas e operacionais.
Treino prático aberto a todos
A participação é gratuita e direcionada à população em geral, permitindo o contacto direto com técnicas de Suporte Básico de Vida sob a orientação direta de profissionais de saúde e bombeiros. Através de sessões práticas com manequins pedagógicos, os cidadãos aprendem todo o processo de intervenção inicial, desde a chamada de socorro através do número europeu de emergência até às manobras de reanimação propriamente ditas.


