As reuniões do executivo municipal de Felgueiras vão passar a realizar-se pontualmente nas sedes das juntas de freguesia, o que vai ser iniciado no dia 15 na localidade de Aião, avançou hoje à Lusa fonte autárquica.
A autarquia pretende desta forma aproximar o poder autárquico da população, proporcionado aos residentes nas freguesias a possibilidade de assistir a uma reunião de câmara e nela poderem falar com o presidente e vereadores, no período regimentalmente reservado à intervenção do público.
O executivo decidiu que as reuniões de câmara a realizar nas freguesias ocorrerão por ordem alfabética em cada uma das localidades, o que justifica que Aião, uma das mais pequenas freguesias do concelho, seja a primeira da lista.
Desde o início do atual mandato autárquico que todas as reuniões do executivo são públicas, decisão tomada por iniciativa da nova maioria socialista, que decorreu também de uma promessa eleitoral.
Antes desta decisão, os munícipes só podiam assistir à segunda reunião ordinária de cada mês.
Outra medida adotada é a possibilidade de os munícipes poderem reunir-se com o presidente da câmara, nos Paços do Concelho, no primeiro sábado de cada mês.
Este conjunto de alterações, destacou a fonte, destinam-se a reforçar a ligação entre os eleitos e os eleitores, “refletindo uma nova fase de proximidade do exercício do poder político no concelho”.