A Associação de Cultura e Desporto de Cinfães, com o patrocínio da Câmara Municipal de Cinfães, homenageará o Maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto no próximo dia 12 de Outubro.
Nascido a 11 de Setembro de 1939, em Souselo, Cinfães, o maestro estudou no Seminário de Lamego e desde cedo se notou uma forte apetência para a música. A sua vida conta com 9 anos de seminarista, 4 de tropa, 10 de bancário, 10 de industrial e mais de 20 de professor de Educação Musical.
Biografia

Em todas estas áreas, teve o condão de ser distinguido como o melhor e pelos melhores. O Seminário deu-lhe o prémio de “Mérito Musical”, pela mão de D. António José Rafael. A tropa deu-lhe um primeiro prémio literário assinado, entre outros, por Francisco Maria Martins, que foi Director-Geral do Ensino Superior. O BNU deu-lhe a “Deusa da Fortuna” pela mão do Dr. Samuel Sanches, seu Administrador. Por fim, a indústria deu-lhe um louvor assinado, entre outros, por Belmiro de Azevedo.
O maestro frequentou o curso de economia, mas pouco. A música foi sempre a sua grande paixão. Maestro e Compositor, tem os cursos Superior de Composição, Complementar de Piano e Complementar de Formação Musical e é licenciado em Ciências da Educação, vertente musical.
Foi professor efectivo de Educação Musical e leccionou Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Castelo de Paiva.
Sempre que pode, continua ainda a exercer, com mestria, a área de compositor. Nessa qualidade compôs o Hino nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que o honrou com a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos.
Mais recentemente compôs após solicitação da Assembleia Municipal de Cinfães, o Hino do Autarca “Autarkès”, que se encontra já na posse da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, para passar a ser o Hino oficial.
Como Maestro, enveredou sobretudo pela Direcção de Coros, nomeadamente o Coral Vera Cruz – Aveiro e o Coral Etnográfico de Cinfães, de quem foi maestro durante 30 anos, e levou-o a actuações em sublimes espaços, como é o caso da Catedral de S. Tiago de Compostela, o Festival de Coros em Roma, a Casa da Música do Porto, entre muitas outras atuações e concursos por todo o país.

Programação
Assim, dia 12 de Outubro de 2019 haverá Missa de Ação de Graças pela vida do maestro, na Igreja Matriz de Cinfães, pelas 11 horas, com a presença do Sr. Bispo de Lamego. Será cantada pelo Coral Etnográfico de Cinfães ao qual se irão juntar vozes de outros coros do concelho e também a cantora lírica Cláudia Pereira Pinto.
Seguir-se-á um almoço de confraternização na Quinta das Regadinhas – freguesia de são Cristóvão de Nogueira – Cinfães, pelas 13h (sujeito a inscrição/ 25euros).
E para terminar, haverá um Espetáculo Musical, na vila de Cinfães, apresentado pelo locutor da Antena 1, António Jorge, às 17h, onde se irão reunir músicos das cinco bandas do concelho e vozes dos vários grupos corais do concelho de Cinfães, entre outras surpresas.