• News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Economia

Impacto económico da Eurovisão poderá chegar aos 100 milhões

RedaçãoRedação PaivensePorRedaçãoandRedação Paivense
9 de Maio de 2018
Reading Time: 3 mins read
A A
0
Impacto económico da Eurovisão poderá chegar aos 100 milhões
Share on FacebookShare on Twitter

ldneurovision / Instagram

A par das receitas dos hotéis e restaurantes, a AHRESP lembra que é necessário contar com o negócio de outras empresas ligadas a este evento, o que faz com que o bolo aumente significativamente.

Os hotéis no centro da cidade estão esgotados, segundo a AHRESP, e isso só espelha o impacto económico que o Festival da Eurovisão poderá ter em Portugal de 100 milhões de euros.

As contas foram feitas pelo diretor-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), José Esteves, citadas pelo jornal i.

Só as receitas de hotéis e restaurantes deverão atingir dezenas de milhões de euros só esta semana, mas o responsável lembra que a este montante é necessário “juntar a cadeia de valor que o turismo arrasta consigo e que está ligada a empresas de construção civil, de cenários, empresas de rent-a-car, de animação noturna, entre outras”.

O responsável não tem dúvidas: “Nem a Expo98, nem o Euro2004, nem a própria Web Summit tiveram este impacto e esta capacidade de promoção do país”. Como mais-valia do evento, José Esteves aponta os “1600 jornalistas e 500 bloggers que estão cá”.

Segundo o Diário de Notícias, com a expectável quebra na procura, depois de um boom potenciado pelo decréscimo nos destino concorrentes, como a Turquia, a Tunísia e o Egito, a Eurovisão veio em boa altura, para manter em alta a procura turística por Portugal, refere o responsável.

“Um evento one shot de aproveitamento máximo, com esta dimensão de cobertura mediática nem Web Summit, nem Euro 2004, não há nenhum que se compare à Eurovisão. Aqui há um destino, um país, uma cultura. Estamos a aproveitar, graças ao trabalho do Turismo de Portugal de forma que não há memória o trabalho com as delegações, para reforçar mercados como o alemão ou o francês e outros. E temos pessoas de 80 nacionalidades que vão transmitir uma imagem positiva de Portugal”, conclui.

A RTP organiza o evento e o Turismo de Portugal investiu 1,3 milhões de euros quando trouxe os 43 concorrentes a Portugal para mostrar o país e fazer os vídeos que antecedem a apresentação de cada canção, na primeira semifinal, que aconteceu na terça-feira, e também na quinta-feira, quando decorrerá a segunda ronda.

Mas nem tudo são rosas no que toca à Eurovisão. Um jornalista e fã acreditado, oriundo da Áustria aponta os facto de não terem “bilhetes para usar nos transportes” como a principal falha.

O mesmo disse um polaco, acrescentando que são poucos os autocarros que circulam entre o Parque das Nações, onde decorre o evento, e o centro de Lisboa – Saldanha e Terreiro do Paço – a partir do Parque das Nações.

No kit de imprensa há um Lisbon Card que dá acesso a museus e permite passear pela cidade por um dia. Um cenário diferente daquele que viveu o português Nuno Eira quando esteve na final de Viena. “Havia transportes públicos gratuitos, entrada em museus e palácios e um concerto da orquestra de Viena”.

Em Portugal, o bolo total de investimento neste evento rondará os 20 milhões de euros. Metade vem da EBU – European Broadcasting Union, que detém o formato televisivo Eurovisão e vive das contribuições dos membros, patrocínios e bilheteira, 20% saem dos cofres da RTP (4 milhões de euros) e o restante, além do Turismo de Portugal, vem do Fundo de Desenvolvimento Turístico e do Turismo de Portugal – 5 milhões de euros – cobrados pela Câmara Municipal de Lisboa, via taxa turística, e geridos pela ATL.

Fonte: ZAP

Tags: DestaqueEconomiaEurovisãomúsicaNacionalTurismo
Artigo Anterior

Estudo de impacto ambiental dá luz verde novo aeroporto do Montijo

Próximo Artigo

Fatura da água vai mudar para 440 mil clientes para ajudar a poupar no consumo

Artigos Relacionados!

Reabilitação urbana regista desaceleração em abril, apesar do aumento da produção contratada
Economia

Reabilitação urbana regista desaceleração em abril, apesar do aumento da produção contratada

Construção Civil inicia 2025 com estabilidade, mas enfrenta desafios estruturais
Economia

Construção Civil inicia 2025 com estabilidade, mas enfrenta desafios estruturais

Castelo de Paiva: Mais de 700 incentivos distribuídos aos criadores de gado tradicional
Castelo de Paiva

Castelo de Paiva: Mais de 700 incentivos distribuídos aos criadores de gado tradicional

Cinfães aumenta financiamento às instituições particulares de solidariedade social com 210 mil euros.
Castelo de Paiva

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, no dia 23 de janeiro, aprovou a atribuição de 59.500 euros

Dança e fusão cultural entre Portugal e Moçambique em espetáculo em Paredes
Turismo

Dança e fusão cultural entre Portugal e Moçambique em espetáculo em Paredes

Recolocação do Pelourinho de Vilar d’Arca e Construção de Calçada no Local de Casal Seco – Santiago de Piães
Turismo

Recolocação do Pelourinho de Vilar d’Arca e Construção de Calçada no Local de Casal Seco – Santiago de Piães

Próximo Artigo
Fatura da água vai mudar para 440 mil clientes para ajudar a poupar no consumo

Fatura da água vai mudar para 440 mil clientes para ajudar a poupar no consumo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten − 6 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Últimas Notícias!

Acidente em Lordelo deixa uma pessoa em estado crítico

Colisão em Penafiel deixa dois lesionados

PEDRO CEPEDA REÚNE COM DIREÇÃO DA ULS DO TÂMEGA E SOUSA E ASSUME COMPROMISSO COM BEM-ESTAR EM PENAFIEL

PEDRO CEPEDA REÚNE COM DIREÇÃO DA ULS DO TÂMEGA E SOUSA E ASSUME COMPROMISSO COM BEM-ESTAR EM PENAFIEL

Prémio de 5 mil euros destaca cobertura das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Prémio de 5 mil euros destaca cobertura das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Penafiel Racing Fest 2025 acelera com estreia europeia e três dias de emoção

Penafiel Racing Fest 2025 acelera com estreia europeia e três dias de emoção

Penafiel dinamiza nova fase do programa de Engajamento Juvenil para a Preservação Ambiental e das Florestas

Penafiel dinamiza nova fase do programa de Engajamento Juvenil para a Preservação Ambiental e das Florestas

Artigos Recentes

Colisão em Penafiel deixa dois lesionados

PEDRO CEPEDA REÚNE COM DIREÇÃO DA ULS DO TÂMEGA E SOUSA E ASSUME COMPROMISSO COM BEM-ESTAR EM PENAFIEL

Prémio de 5 mil euros destaca cobertura das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Newsletter


© 2022 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In