O INEM vai passar a contar com o apoio do SIRESP de forma a melhorar os seus tempos de reposta e localizar com mais facilidade a origem dos pedidos de socorro que chegam através do 112.
O Diário de Notícias, que avança a notícia nesta quarta-feira, relembra que há neste momento mais de 120 reclamações no Portal da Queixa do Instituto Nacional de Emergência Médica, muitas das quais relacionadas com o tempo de espera.
O diário dá com exemplo um acidente que envolveu uma criança, no qual o INEM terá demorado cerca de 25 minutos a enviar uma ambulância até ao local. Há ainda relatos de casos mais graves que, quando a ambulância chegou, já não havia mais nada a fazer a não ser declarar o óbito.
Face à demora excessiva na reposta a situações de emergência, o INEM atualizou o sistema informático dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que conta agora uma nova cartografia digital. O novo sistema permitirá melhorar a localização das ocorrências e uniformizar a informação partilhada com o 112.
Além disso, os CODU terão acesso a novas fontes de informação para localização dos pedidos de socorro: InfoPortugal (empresa especialista em Sistemas de Informação Geográfica), Google Maps e as coordenadas remetidas pelo rádio SIRESP.
O novo Sistema Integrado de Atendimento e Despacho de Emergência Médica vai ainda assegurar o registo do atendimento das chamadas recebidas através do Número Europeu de Emergência, a triagem e o despacho dos meios de emergência médica.
Fonte: ZAP