José Menezes Sanhudo, natural do Marco de Canaveses, foi homenageado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, com o “Prémio António Barbosa de Melo de Estudos Parlamentares 2024”. A cerimónia ocorreu no dia 12 de março, na Biblioteca Passos Manuel, em Lisboa.
A distinção foi concedida pelo trabalho intitulado “Entre a Revolução, a Assembleia Constituinte e a Constituição de 1976: contribuições para uma história da «Constituição penal»”.
José Menezes Sanhudo, natural do Marco de Canaveses, foi agraciado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, com o “Prémio António Barbosa de Melo de Estudos Parlamentares 2024”. A cerimónia teve lugar no dia 12 de março, na Biblioteca Passos Manuel, em Lisboa.
A distinção foi atribuída pelo trabalho intitulado “Entre a Revolução, a Assembleia Constituinte e a Constituição de 1976: contribuições para uma história da «Constituição penal»”.
O marcoense suspendeu a atividade profissional para se dedicar ao doutoramento em Direito, para o qual lhe foi atribuída uma Bolsa de Investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça, autor de uma monografia dada à estampa pela Editora Almedina e de múltiplos artigos publicados em revistas da especialidade e obras coletivas em Portugal e no estrangeiro. Tem ainda participado, na qualidade de orador, em eventos científicos nacionais e internacionais.