Duas jovens, de 17 e 22 anos, com ferimentos graves causados por tiros de caçadeira, foram transferidas na madrugada de hoje para o Hospital de São José, em Lisboa, após serem estabilizadas no hospital de Portalegre. Ilídio Pinto Cardoso, porta-voz da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, informou que ambas foram estabilizadas clinicamente antes da transferência.
As vítimas foram assistidas no local pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e chegaram ao hospital de Portalegre por volta das 01h30 de hoje. Após exames e estabilização, foram transportadas com urgência para Lisboa: a jovem de 17 anos foi encaminhada para cirurgia plástica e a de 22 anos para ortopedia.
Os disparos ocorreram na barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, na noite de terça-feira. Segundo a GNR, um homem espanhol de 74 anos foi detido no local por suspeita de tentativa de homicídio. Quando a GNR chegou, as jovens estavam manietadas, uma com braçadeiras de plástico.
As operações de socorro mobilizaram 25 operacionais dos Bombeiros de Castelo de Vide, da GNR e do INEM, com o apoio de 11 veículos. O detido deverá ser ouvido em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Nisa para a eventual aplicação de medidas de coação