O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Manuel Soares, deu ao Ministério da Justiça até setembro para realizar as inspeções e resolver os problemas de funcionamento dos elevadores nos tribunais.
De acordo com o Jornal de Notícias, que avança com a notícia esta segunda-feira na sua edição impressa, caso o problema não seja resolvido dentro do prazo, que termina após o fim das férias judiciais, a ASJP garante que “vai participar formalmente estas falhas às autoridades competentes”.
“Sugerimos que aproveite a paragem dos tribunais em férias para verificar tudo. E avisámos que, em setembro, vamos verificar o que foi feito, e que, se o problema persistir, despoletaremos os mecanismos de fiscalização e responsabilização”
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wp7AkPKfgJY?feature=oembed&w=700&h=394]
Num vídeo publicado no início deste mês, a associação apela aos utilizadores dos tribunais que denunciem os casos de elevadores não inspecionados dentro dos prazos que estão afixados no seu interior. “E se um dia for a tribunal e cair no poço de um elevador?”, questionam.
Um oficial de justiça que é também delegado sindical, enviou um email ao JN, no qual critica a iniciativa e a sua oportunidade política, sublinhado que o que a ASJP deveria era ter apresentado uma “denúncia formal à Autoridade para as condições de Trabalho” por se tratar da entidade competente e “não aos meios de comunicação”.
No entanto, Manuel Soares afirmou ter comunicado o problema dos elevadores à ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, no dia em que a campanha foi lançada.
Fonte: ZAP