Mais dois países decidiram suspender o uso da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 devido à preocupação com os possíveis efeitos colaterais: Suécia e Luxemburgo.
O Ministério da Saúde da Suécia suspendeu o uso deste imunizante enquanto sua eficácia e seus efeitos estão sendo investigados pela Agência Europeia de Medicamentos, confirmou um assessor de imprensa da pasta.
Nesta terça-feira passada, (16) Luxemburgo anunciou que decidiu “suspender temporariamente” a vacinação com essa vacina. Em comunicado, o governo deste país avisou: “Esta é uma medida de precaução, enquanto se aguarda o resultado dos testes da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em uma série de problemas de sangue que ocorreram em pessoas vacinadas com a vacina AstraZeneca”.
Além disso, o comunicado também destacou que “a vacina Covid-19 será suspensa em Luxemburgo até que a avaliação do comitê de segurança da EMA (PRAC) seja concluída. A decisão de hoje diz respeito às vacinações iniciais e de acompanhamento.
A avaliação da EMA é esperada ainda esta semana”.Anteriormente, a EMA havia informado que os benefícios da injeção superam quaisquer riscos potenciais e o número de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos após a vacinação não parece ser maior do que na população em geral.