Este sábado, 11 de janeiro, aconteceu a inauguração da exposição “Série Escarlate” de Mário Taffarel no Centro de Interpretação da Cultura Local, no Largo do Conde em Castelo de Paiva.
A inauguração, que aconteceu pelas 17h30, teve início com uma breve introdução ao conceito da exposição, feita pelo próprio artista. Em seguida, aconteceram as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, e do vereador da cultura, José Manuel Carvalho.
Em sua intervenção, o vereador José Manuel Carvalho congratulou o jovem artista pelo trabalho, pela ousadia e pela iniciativa de trazer à Câmara Municipal o desafio de expôr sua arte em um espaço municipal. O vereador referiu que Castelo de Paiva é uma terra acolhedora para a cultura e as artes e que o concelho está de portas abertas para que outros jovens, a exemplo do artista, invistam na produção artística e cultural e escolham o município como lugar para apresentar sua arte para o mundo. O vereador da cultura colocou a pasta à disposição de todos os paivenses.
Gonçalo Rocha anunciou que o investimento em cultura este ano será ainda maior do que o que se tem feito nos últimos anos. Após trazer à vida grandes iniciativas como a Bienal da Cultura, que hoje é o maior evento cultural do concelho, o presidente anunciou que há o projecto de efectuar este ano uma grande obra urbanística no Largo do Conde, que tem em seu escopo também contemplar a cultura e a arte: “Há quase 40 anos que não há uma grande intervenção urbanística no centro da vila nestas proporções como a que está planeada.
Uma das grandes novidades deste projecto para o Largo do Conde será a Praça da Música, que fará parte do legado cultural do concelho. Será um espaço para que todos os paivenses possam apreciar arte e para que os artistas locais possam desenvolver e mostrar seus talentos”, referiu.
Após as intervenções, os presentes puderam apreciar os 23 quadros expostos da Série Escarlate e apreciar concerto musical de Hebert Neri, que apresentou alguns temas ao piano e voz.
O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, da Loja Interativa de Turismo e com o patrocínio da Fidélis cerveja artesanal, que proporcionou aos presentes degustação de cervejas enquanto apreciavam a arte e a música.