“Montras sustentáveis” é o título do concurso divulgado pela Câmara Municipal de Vouzela, em conjunto com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), uma iniciativa que surge no âmbito do plano de sustentabilidade para o Concelho. Vão ser atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados: 500 euros (1.º lugar), 300 euros (2.º lugar) e 200 euros (3.º lugar).
A fim de sensibilizar para a reutilização de materiais, a AMRPB apresenta concurso destinado ao setor comércio e serviços, que consiste em decorar montras, de forma criativa, artística e sobretudo sustentável. Todos os estabelecimentos comerciais, que se encontrem sediados num dos 19 municípios da região Planalto Beirão e, cumpram o critério de utilizador não doméstico do sistema de gestão de resíduos, podem participar no concurso.
Esta é também uma forma de evidenciar o comércio local, numa época do ano em que tradicionalmente o consumidor faz mais compras. No sentido de dinamizar o setor, os comerciantes são desafiados a decorar o estabelecimento, por forma a distinguir-se de todos os outros, apenas com materiais reutilizados decorrentes da própria atividade. A ideia é criar montras apelativas, decoradas com a temática do Natal, que atraiam um número crescente de turistas e transeuntes locais.
As inscrições devem ser feitas até dia 26 de novembro através de preenchimento de formulário, ou ficha de inscrição pedida através do e-mail geral@reciclarnoplanaltobeirao.pt. Depois entre até dia 30 de novembro, os estabelecimentos participantes devem enviar duas fotografias das montras para o mesmo e-mail, acompanhada de uma pequena descrição sobre os materiais reutilizados. O concurso decorre entre 2 e 25 de dezembro, período em que as montras devem permanecer decoradas.
A votação sobre a melhor montra, vai decorrer na página de Facebook Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão, até dia 25 de dezembro de 2021. O prémio total atribuído será no valor de mil euros, dividido pelos três estabelecimentos classificados com as melhores montras. Será valorizada a montra que integre na sua decoração natalícia, de forma criativa e original, produtos reutilizados e/ou reciclados a partir da própria atividade.