Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: “Anos de maus tratos”. Trump ameaça retirar os EUA da OMC
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - “Anos de maus tratos”. Trump ameaça retirar os EUA da OMC

EconomiaMundo

“Anos de maus tratos”. Trump ameaça retirar os EUA da OMC

Redação
Last updated: 14 Agosto, 2019 17:00
Redação
Share
SHARE

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente norte-americano ameaçou, esta terça-feira, retirar os Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC). Em causa, está o alegado tratamento a favor da China em detrimento dos EUA.

De acordo com o presidente norte-americano, em causa estão anos de maus tratos nas mãos da organização. “Sairemos se for preciso“, anunciou Donald Trump durante um comício de campanha na Pensilvânia.

“Estão-nos a prejudicar há anos e isso não vai continuar a acontecer”, alega Trump. O presidente disse ainda que os Estados Unidos não precisam da OMC se a organização não resolver os “buracos” legais que favorecem certas nações, avança a Sputnik.

“(A organização) vê certos países como a China, a Índia, e muitos outros — vê-os crescer e, estão de facto a crescer. Bem, eles cresceram e tiveram enormes vantagens. Nós não vamos deixar isso acontecer mais “, acusou Donald Trump.

As críticas à OMC por parte do presidente norte-americano não são novidade e, inclusive, chegou a chamar a organização de “catástrofe” e “desastre” para os EUA. Trump também já reiterou a sua opinião de que o seu país está em desvantagem como membro no grupo.

A Casa Branca sustenta que a China e muitos outros países continuam a intitularem-se como países em desenvolvimento, “permitindo-lhes desfrutar de benefícios que vêm com esse estatuto e alcançar compromissos mais fracos do que aqueles feitos por outros membros da OMC”.

Trump disse ainda que a OMC está “partida”, visto que os países mais ricos do mundo afirmam ser países em desenvolvimento e, recebem tratamento especial para evitar as regras da organização.

A China, a segunda maior economia do mundo, foi identificada pelos Estados Unidos como o país mais abusador dos regulamentos da OMC.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BnqV3nso9KY?feature=oembed&w=700&h=394]

Já no verão de 2018, segundo o Expresso, Trump tinha considerado que a OMC “maltratava” os Estados Unidos há vários anos e que se esse comportamento não mudasse Washington “poderia retirar-se“.

No mês passado, Trump exigiu reformas no seio da OMC para que esta organização deixasse de conferir tratamentos mais favoráveis aos países em desenvolvimento.

As discussões sobre a reforma da OMC ocorrem há anos e os 164 países-membros da organização ainda precisam de chegar a um consenso.

DR, ZAP //

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueDonald TrumpEconomiaEUAMundoOMCPolítica Internacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Parque de lazer tem novo parque infantil e zona de fitness em Paços de Ferreira
Next Article Arábia Saudita está a recrutar 100 enfermeiros europeus. Paga 4.500 euros por mês
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 + seven =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Medidas do Governo para combater a pandemia custam 27 mil milhões de euros

Manuel de Almeida / Lusa O pacote de medidas do Governo aprovadas para combater a pandemia de covid-19 ascendem a…

Fim dos empréstimos ao Fundo de Resolução não salva impacto negativo no défice

Manuel de Almeida / LusaO ministro das Finanças, João Leão O fim dos empréstimos do Estado ao Fundo de Resolução,…

O preço do gasóleo face ao do petróleo é o dobro do que era no tempo da Troika

ZAP A razão (•••) entre o preço do gasóleo (•••) e o preço do petróleo (•••) é o dobro da…

Alzheimer pode ser tratada através da combinação de terapias de luz e som

(CC0/PD) geralt / pixabay Um novo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sugere que expor pacientes a luz…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

11 − ten =

Lost your password?