Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

CiênciaMundo

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

Redação
Last updated: 6 Junho, 2020 1:00
Redação
Share
SHARE

federicoravassard / Flickr

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Wake Forest, nos Estados Unidos, examinou 281 doentes com cancro do pulmão e descobriu que os fumadores de cigarros (cujo número não é indicado) tinham uma incidência significativamente mais alta de cancro do cérebro, noticiou a agência Lusa.

Ao usar o rato como modelo numa experiência de laboratório, a equipa responsável pelo estudo verificou que a nicotina aumenta a formação de metástases no cérebro, ao atravessar a barreira hematoencefálica alterando os microgliócitos, células imunitárias do sistema nervoso central.

Na mesma experiência, os cientistas concluíram que a substância natural partenolídeo bloqueia as metástases cerebrais induzidas nos ratos pela nicotina. O partenolídeo existe na matricária, planta herbácea originária do Sudoeste da Europa que se encontra frequentemente nas margens dos rios e rochedos e à qual são apontadas propriedades que permitem diminuir a frequência, intensidade e duração das enxaquecas.

Os autores consideram que o uso desta substância natural pode vir a ser promissor para tratar com mais eficácia e mesmo evitar a formação de metástases no cérebro, em particular em doentes com cancro do pulmão que fumaram ou continuam a fumar. Actualmente, as metástases no cérebro nestes doentes são tratadas com radioterapia.

TAGGED:CancroCiência & SaúdeMundoTabagismo
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante
Next Article Cientistas podem ter finalmente descoberto como funciona a anestesia geral
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × one =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Deputado do PSD Almiro Moreira acredita que reforma  do Estado reforça confiança dos portugueses 

Intervindo no plenário, o parlamentar social democrata destacou a “confiança” trazida  pela reforma.  

Variante à EN222 adjudicada e IC35 avança após reunião de Ricardo Cardoso com ministro

A empreitada encontra-se já adjudicada a uma empresa portuguesa, permitindo que a…

“O primeiro foco do “Summit Estética” é chegar até à população de língua portuguesa”

O evento acontece no Hotel Royal e reúne participantes de vários países…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Homens podem ser mais vulneráveis à covid-19 por causa de uma enzima pulmonar

Alissa Eckert / CDC SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19 Os homens podem ser mais vulneráveis do que as…

Também há moedas de 1 cêntimo a valer milhares de euros. Foi um erro de gravação

Jonathan Brinkhorst / unsplash Além das moedas de dois euros há também moedas de 1 cêntimo a valer milhares. Neste…

A Grande Ilha de Lixo do Pacífico tem novos (e inesperados) visitantes

Magnus Larsson / Canva A Grande Ilha de Lixo do Pacífico, um monumento de lixo plástico flutuante no oceano, tem…

Austrália pode vir a ser o primeiro país a eliminar o cancro do colo do útero

USACE Europe District / Flickr A Austrália pode vir a ser o primeiro país a eliminar o cancro do colo…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

8 + seven =

Lost your password?