Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: A cidade do Porto terá o primeiro Museu do Holocausto da Península Ibérica
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Entrevista - A cidade do Porto terá o primeiro Museu do Holocausto da Península Ibérica

EntrevistaNotícias

A cidade do Porto terá o primeiro Museu do Holocausto da Península Ibérica

Last updated: 16 Janeiro, 2021 14:52
Redação Paivense
Share
SHARE

O primeio espaço museológico dedicado ao Holocausto em território ibérico será inaugurado no dia 20 de janeiro, na zona do Campo Alegre, no Porto.

A Comunidade Judaica do Porto refere que o museu será um importante instrumento de conhecimento que “retrata a vida judaica antes do Holocausto, o nazismo, a expansão nazi na Europa, os guetos, os refugiados, os campos de concentração, de trabalho e de extermínio, a Solução Final, as marchas da morte, a libertação, a população judaica no pós-guerra, a fundação do Estado de Israel, vencer ou morrer de fome, os justos entre as nações”.

Ainda segundo a mesma fonte, neste museu existirá uma reprodução dos dormitórios de Auschwitz, assim como uma sala de nomes, um memorial da chama, cinema, sala de conferências, centro de estudos, corredores com a narrativa completa e, à imagem do Museu de Washington, fotografias e ecrãs exibindo filmes reais sobre o antes, o durante e o depois da tragédia.

Em entrevista, o curador e responsável do Museu do Holocausto do Porto, o arqueólogo Hugo Vaz, refere que “são esperados cerca de 10 mil alunos por ano, o mesmo número que, antes da pandemia, costumava visitar a Sinagoga”.

O arqueólogo teve ainda a amabilidade de conceder ao Jornal Paivense uma pequena entrevista.

JP. Qual o objetivo primário do museu e de que forma irão passar essa mensagem?

HV. O Museu do Holocausto do Porto tem como Missão promover a educação e a memória sobre o Holocausto, conscienciabilizando e sensibilizando os seus visitantes para que este, que é um dos mais sombrios episódios da nossa História, não se volte a repetir.   

   O Museu foi pensado para receber todos os públicos. No entanto, o ensino do Holocausto deverá começar sempre nos mais novos, ou seja, nos jovens em período escolar. Embora, felizmente, o Holocausto seja abordado cada vez mais nos programas educativos, entendeu a Ex.ma Direção criar este equipamento cultural (aliás, o único, neste momento, da Península Ibérica) e convidar as escolas a visitá-lo. Desta forma pretende-se consciencializar e sensibilizar os alunos sobre os temas relacionados com o Holocausto, servindo o MHP como ponto de partida.  

JP. Como está organizado o espaço?

HV. O Museu do Holocausto do Porto foi criado pela Comunidade Judaica do Porto (CIP/CJP) e retrata a vida judaica antes do Holocausto, o Nazismo, a expansão nazi na Europa, os Guetos, os refugiados, os campos de Concentração, de Trabalho e de Extermínio, a Solução Final, as Marchas da Morte, a Libertação, a População Judaica no Pós-Guerra, a Fundação do Estado de Israel, e Os Justos entre as Nações.

Neste novo Museu os visitantes terão oportunidade de visitar a reprodução dos dormitórios de Auschwitz, assim como uma sala memorial de nomes, cinema, sala de conferências, centro de estudos, corredores com a narrativa completa e fotografias e ecrãs exibindo filmes reais sobre o antes, o durante e o depois da tragédia.

JP. De que forma esperam organizar as visitas em tempo de contenção pela pandemia?

HV. O calendário de atividades e exposições para este ano ainda está a ser planeado, pois deverá, naturalmente, ter em consideração o período pandémico que atravessamos.

No entanto, já dispomos de Plano de Contingência aprovado e, naturalmente, as visitas e outras atividades serão realizadas em absoluto cumprimento das normas emanadas pela DGS.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Cinfães suspende feiras quinzenais e feira da Terra
Next Article Portugal venceu Marrocos no andebol e segue para a segunda ronda do Campeonato do Mundo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva assinala Dia Europeu dos Parques com foco na educação ambiental

Estas ações foram desenhadas para celebrar o Dia Europeu dos Parques, envolvendo diretamente os alunos do quarto ano dos Agrupamentos…

Alunos de Resende pintam bancos de jardim para combater o preconceito na comunidade

A jornada arrancou com a apresentação de vários bancos de jardim personalizados…

Passeio de motas do Motoclube Cinfanense atraiu 172 entusiastas a Cinfães

Cinfães, Portugal – O concelho de Cinfães acolheu no passado sábado, dia…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?