Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Aldeia Histórica de Sortelha vence prémio de “Melhor Aldeia Turística” pela Organização Mundial do Turismo
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Notícias - Aldeia Histórica de Sortelha vence prémio de “Melhor Aldeia Turística” pela Organização Mundial do Turismo

Notícias

Aldeia Histórica de Sortelha vence prémio de “Melhor Aldeia Turística” pela Organização Mundial do Turismo

Redação Paivense
Last updated: 23 Outubro, 2023 22:16
Redação Paivense
Share
SHARE

Pela terceira vez consecutiva, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal é distinguida com o prémio “Melhor Aldeia Turística”, da Organização Mundial de Turismo. Sortelha recebe a distinção na terceira edição da iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO”, depois de, em 2022, a Aldeia Histórica de Castelo Novo ter vencido o prémio, e em 2021, ter sido a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a ser distinguida.

No interior da região Centro de Portugal, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, há uma singela aldeia erguida num lugar repleto de rochedos escarpados, que parecem envolvê-la como um anel (“sortija”, em castelhano), onde também as muralhas assumem uma forma circular. É a Aldeia Histórica de Sortelha, uma das aldeias mais bem conservadas do nosso país, onde encontramos um impressionante castelo do séc. XIII e ruas e vielas que nos transportam de imediato à época medieval.

Romântica e inspiradora, a Aldeia Histórica de Sortelha acaba de receber o prémio “Melhor Aldeia Turística”, pela Organização Mundial de Turismo. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” distingue uma das Aldeias Históricas de Portugal: em 2022, o prémio foi atribuído à Aldeia Histórica de Castelo Novo, e em 2021, à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Com este prémio, a Organização Mundial de Turismo procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades.

A terceira edição da iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” distinguiu aldeias, por todo o mundo, genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável. Foram distinguidas, no nosso país, outras aldeias dignas de visita.

O anúncio e entrega dos prémios das “Melhores Aldeias Turísticas 2023” aconteceu hoje, em Samarkand, no Uzbequistão, e contou com a presença do presidente das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, o presidente do concelho do Sabugal, Vítor Proença, e com a Coordenadora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal, Dalila Dias.

Para Carlos Ascensão, “Este reconhecimento, por parte do organismo máximo do setor do turismo (UNTWO), demonstra mais uma vez o mérito do trabalho desenvolvido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e pelos diversos agentes no território. Entre as inúmeras candidaturas a nível mundial, a Organização Mundial de Turismo reconhece as boas práticas de sustentabilidade que têm sido implementadas na Aldeia Histórica de Sortelha e em toda a rede. É por isso com grande regozijo que recebemos esta distinção, que reconhece a estratégia da nossa associação, em tornar este território genuinamente sustentável e inovador, assente no conceito de crescimento verde, inclusivo e inteligente, com capacidade para potenciar o desenvolvimento local integrado, e diferenciando-se como innovation leader no âmbito dos territórios de baixa densidade. Aproveito para deixar o nosso bem-haja e partilhar este prémio com todos os agentes e, principalmente, com as gentes da Aldeia Histórica de Sortelha.”

Já Vítor Proença, sublinha: “Esta é uma excelente notícia para as Aldeias Históricas de Portugal, para Sortelha e para o concelho do Sabugal. Representa um reconhecimento de muitos anos de valorização dos recursos fundadores da Rede Aldeias Históricas de Portugal, uma das mais relevantes da nossa região e do país. Acreditamos que a inigualável beleza da Aldeia Histórica de Sortelha, nomeadamente o seu património arquitetónico e natural, a mobilidade e acessibilidade foram temas valorizados pelo júri da Organização Mundial do Turismo. Esta distinção servirá, sem dúvida, como um novo impulso na atração turística para Sortelha, para a Rede das Aldeias Históricas de Portugal e para a região, assim como para o investimento privado em Sortelha”.

Sobre a Aldeias Históricas de Portugal

Entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, surgem como paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, de épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. São, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 tem o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. E, em 2020, foram o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Comunidade do Tâmega e Sousa une-se em iniciativas alusivas ao “Outubro Rosa”
Next Article Bruxelas: “PORTUGAL+” vai debater emigração portuguesa
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × three =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Raquel Nunes é cabeça de lista do Chega à Prefeitura de Cinfães

Raquel Nunes é a representante do Chega à Prefeitura de Cinfães. A sua nomeação foi divulgada numa nota oficial da…

Cinemas do ArrábidaShopping vão fechar salas: uma solução simples pode ajudar?

Nos distritos de Beja, Bragança e Portalegre, a situação é ainda mais…

Nova Estrutura de Saúde Familiar de São Martinho já está finalizada em Penafiel

Está concluída a nova construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) de…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Ponte pedonal suspensa dos passadiços de Arouca está praticamente concluída

A ponte pedonal de Arouca que fará parte dos passadiços do Paiva está quase concluída e promete ser a nova…

Portugal: 7 óbitos e 310 novos casos

No nosso país no último dia morreram mais 7 pessoas e foram confirmados mais 310 casos da covid-19. Segundo o…

Previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para precipitação na quinta e sexta-feira

De acordo com as informações avançadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva chega quinta-feira e permanecerá…

FC Porto em visita a Portimão depois de aumentar distância para rivais

O FC Porto visita no domingo o Portimonense, com margem cada vez maior para os rivais Benfica e Sporting, depois…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

13 − 5 =

Lost your password?