Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Consumo de comida ultraprocessada pode aumentar risco de cancro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Notícias - Consumo de comida ultraprocessada pode aumentar risco de cancro

NotíciasPaís

Consumo de comida ultraprocessada pode aumentar risco de cancro

Redação
Last updated: 15 Fevereiro, 2018 10:02
Redação
Share
SHARE

O consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, cereais ou bolos industriais, pode aumentar o risco de cancro, de acordo com um estudo publicado hoje no British Medical Journal (BMJ).

Os especialistas da Universidade francesa de Sorbonne e da Universidade de São Paulo, no Brasil, que desenvolveram o estudo, este tipo de alimento é 50% do consumo da dieta de uma pessoa. em alguns países desenvolvidos.

Os investigadores observaram um acréscimo de 10% no consumo de alimentos altamente processados e que foi associado a um aumento de 12% no risco de cancro, especialmente o cancro da mama no caso das mulheres, acrescenta o jornal.

As conclusões basearam-se numa sondagem a 104.980 adultos franceses saudáveis, com idade média de 43 anos, que foram analisados pelo consumo de até 3.300 diferentes tipos de alimentos.

Os alimentos foram agrupados de acordo com o nível em que foram processados e os adultos foram convidados a indicar se, em qualquer momento, tinham sido diagnosticados com cancro.

Os investigadores também levaram em consideração fatores de risco como idade, género ou se eram fumadores e tinham história familiar de cancro.

Embora tenha sido encontrada uma associação entre alimentos processados e cancro, não houve vínculo significativo no caso de alimentos menos processados, como legumes enlatados, queijos ou pão fresco.

O consumo de alimentos frescos e minimamente processados, como vegetais, frutas, arroz, massas ou carne fresca, foi associado a um menor risco geral de cancro, segundo os especialistas.

“Até onde sabemos, este estudo é o primeiro a investigar e destaca o aumento do risco global de cancro – e especificamente da mama – associado ao consumo de alimentos ultraprocessados”, observam os autores.

Os investigadores ressalvam, no entanto, que é um estudo apenas de observação e não há conclusões definitivas sobre o vínculo entre esses alimentos e o cancro.

Esses alimentos geralmente contêm altos níveis de gordura saturada, açúcar e sal e menos fibras.

TAGGED:bem estarCancrocomidariscosaúdeultraprocessadavida
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Atleta paivense Vítor Barbosa venceu no Campeonato de Veteranos Distrital
Next Article Agricultores afetados pelos incêndios retomam atividade entre a esperança e as dificuldades
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − fifteen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

ULS Tâmega e Sousa rejeita cenário de colapso e assegura resposta clínica no Hospital Padre Américo

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa garantiu esta sexta-feira que não se verifica qualquer situação de…

ULS de Entre Douro e Vouga reforçada com a integração de 121 novos médicos internos

Os médicos internos de Formação Geral irão desenvolver a sua atividade ao…

Serviço de proximidade da AMDT realizou mais de 500 atendimentos num ano

Durante este primeiro ano de funcionamento, foram realizados mais de 500 atendimentos,…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Dia Internacional de Limpeza Costeira

ORGANIZAÇÕES NACIONAIS UNIDAS PARA COMBATER O LIXO MARINHO COM O APOIO DA FUNDAÇÃO OCEANO AZUL, COMISSÃO EUROPEIA E PARLAMENTO EUROPEU…

Europeias. PSD dispara e aproxima-se do PS nas intenções de voto

PSD / Flickr O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel Está cada vez mais renhida a disputa entre PS e PSD pela…

Covid-19: O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças coloca Portugal ainda no vermelho escuro

Apesar de a situação estar a melhorar e o número de infeções estar a diminuir, a situação de Portugal ainda…

Arouca Film Festival: 5 dias e 41 filmes em exibição

Arouca volta a ser a vila do cinema. De 19 a 23 de setembro deste ano, acontece o 16.º Arouca Film…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

3 × 2 =

Lost your password?