Segundo um estudo realizado por especialistas da NASA, a camada de ozono terrestre está progressivamente a recuperar os danos outrora causados por nós. A Terra contém uma parte protetora que existe numa camada da nossa estratosfera e que é responsável pela absorção dos raios UV. Estes raios, tal como sabemos, prejudicam imenso os humanos e até mesmo o nosso planeta, ou seja, se esta situação se verificar significa que estamos a ficar mais protegidos.
O Protocolo de Montreal teve de ser criado no ano de 1987 pois a camada estava a alcançar danos nunca antes vistos e este protocolo consistia em que todos os países tivessem de acionar medidas, para que não fossem usados certos produtos químicos de forma a não prejudicar ainda mais o nosso planeta.
Caso esta situação se mantenha, acredita-se que o ozono acima do hemisfério norte por volta de 2030, poderá estar recuperado a 100%. Anara Banerje, líder deste estudo, afirmou, tal como pode ser verificado num vídeo do Youtube feito pela NASA: “Não só a camada de ozono terrestre está lentamente a recuperar como está a provocar inclusive algumas mudanças positivas nos padrões de circulação do ar. O desafio neste estudo era provar a nossa hipótese de que a recuperação da camada esta mesmo a provocar estas mudanças na circulação atmosférica e que não se trata apenas de uma coincidência”.