Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: GNR responde sobre suposto “caça a multas” em Castelo de Paiva
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Castelo de Paiva - GNR responde sobre suposto “caça a multas” em Castelo de Paiva

Castelo de PaivaNotíciasSociedadeUtilidade pública

GNR responde sobre suposto “caça a multas” em Castelo de Paiva

Last updated: 8 Dezembro, 2018 19:27
Redação Paivense
Share
SHARE

O Jornal Paivense recebeu dezenas de denúncias dos habitantes de Castelo de Paiva sobre suposto exagero na aplicação de multas de trânsito pela GNR. O caso ficou conhecido como “caça a multas”. O facto que foi denunciado ao nosso jornal é que a GNR, além de aplicar multas que, segundo os condutores, não condizem com a realidade, também não apresenta aos mesmos provas das supostas e alegadas infracções de trânsito, nem fotografias do veículo, apenas a palavra do agente que a aplicou.

Recebemos mais de 25 denúncias de pessoas que sentem-se prejudicadas, pois não reconhecem a multa nem o ato alegado pela GNR que terá justificado o auto de contra-ordenação. Por este motivo, fomos investigar do que realmente trata-se a questão, em busca da verdade. Um de nossos jornalistas, especialista em jornalismo investigativo, está a apurar os casos.

Fizemos contacto com o comando da GNR, em Oliveira de Azaméis, responsável pela GNR em Castelo de Paiva, que respondeu às indagações da população, feitas através do jornal Paivense.

Sobre um suposto aumento de multas nesta época, a GNR afirma não ver que a quantidade de multas aplicadas em Castelo de Paiva esteja anormal, acima da média. Para a GNR, há multas directas e indirectas, mas sempre há a possibilidade de contestação das mesmas. O Comando informa que qualquer cidadão de Castelo de Paiva que sinta-se prejudicado pode pedir revisão da multa, e iremos averiguar.

Sobre os rumores de que os policiais da GNR receberiam parte do valor das multas ou que teriam metas de quantidade de veículos multados, a GNR afirma que não procede. Segundo o Comando, A GNR não tem qualquer tipo de retribuição, nem os militares. Ainda afirmam que a policia em Portugal nao ganha comissão por multar e nem recebe adicional ou prémios por isso.

Quando questionamos sobre as mais de 25 denúncias, que supostamente foram aplicadas de forma irregular, como o caso de condutores que disseram ter sido multados por falar ao telemóvel, quando alegam que nem estavam a usá-lo, a GNR informou-nos que qualquer pessoa que tenha multa de telemóvel ou por não estar a usar o cinto de segurança, mesmo que não tenha sido parado, pode tentar recorrer, para tentar impugnar o auto. A impugnação pode ser feita em um prazo de 15 dias. No entanto, A GNR afirma que não é pratica comum haver multa de telemóvel ou cinto de segurança sem que o condutor seja parado, o que é chamado de multas indirecta, e também alega que, dificilmente as multas são aplicadas sem que haja a infracção de facto. A autoridade policial ainda informa que quando o condutor sentir-se lesado, deve buscar os direitos legais que lhe cabem.

O que fica claro, após as respostas do comando da GNR de Oliveira de Azaméis, é que sempre é possível recorrer das multas, mas que não há garantia de que ela será anulada. Contudo, cabe ao condutor que recebeu a multa e sente-se injustiçado recorrer, se possível com apresentação de provas.

Segundo habitantes de Castelo de Paiva, apesar da negativa do comando da GNR, o caso da caça a multas é recorrente em época natalícia. Mas esta não seria uma exclusividade do concelho. Recorde-se que em 2002, a GNR instaurou um processo para investigar uma ordem assinada pelo antigo comandante do posto de Oliveira do Hospital, que atribuía uma folga aos militares que passassem 15 ou mais multas por mês. Na altura, A situação veio ontem a público na sequência de uma denúncia da Associação dos Profissionais da Guarda, que já levou o caso ao Provedor de Justiça.

TAGGED:caça à multaCaça a multasgnrmultasNotíciasOlivieira de AzaméisPolícia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Hubble encontra milhares de aglomerados estelares “órfãos” à deriva entre galáxias
Next Article A Gronelândia está a derreter mais depressa do que nunca
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Estado de Alerta obriga ao fecho temporário dos Passadiços do Paiva e da Ponte 516 Arouca

Em consequência direta desta imposição legal, as duas principais atrações turísticas do concelho, os Passadiços do Paiva e a ponte…

Quatro dicas da neurociência para carregar o cérebro de energia através da musculação em Castelo de Paiva

Os cientistas que estudam o sistema nervoso revelam agora que o treino…

Jovem de 19 anos encontrado morto no rio Douro após mergulho com amigos no Porto

Corpo foi localizado cerca de uma hora depois do desaparecimento, junto ao…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?