Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Moradores de Alfena querem acabar com pórtico “injusto e discriminador” na A41
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Notícias - Moradores de Alfena querem acabar com pórtico “injusto e discriminador” na A41

Notícias

Moradores de Alfena querem acabar com pórtico “injusto e discriminador” na A41

Last updated: 14 Março, 2018 18:01
Redação
Share
SHARE

Moradores de Alfena, no concelho de Valongo, reúnem-se na sexta-feira para “definir estratégias que conduzam ao fim de um pórtico de portagem” na autoestrada A41, que consideram “injusto e discriminador”, indicou hoje o porta-voz do movimento promotor da iniciativa.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Oliveira, do Movimento “Sentir Alfena”, explicou que este grupo cívico foi criado em janeiro nas redes sociais para “agitar a população para questões que a política não está a resolver”, entre as quais a questão das portagens ou arranjos de arruamentos.

“A eliminação da portagem entre Alfena e Maia (pórtico na A41) é uma das mais relevantes. É injusto. Pagamos 20 cêntimos para aceder à A3, para aceder ao Porto, à nossa capital de distrito, para aceder aos postos de trabalho, enquanto a população da Maia não paga nada. É uma discriminação”, disse o porta-voz.

Em causa está um pórtico que já gerou muita polémica e mesmo a entrega de cartas por parte de responsáveis camarários a diferentes governos.

Para o Movimento “Sentir Alfena”, que segundo Ricardo Oliveira junta perto de meio milhar de pessoas, as alternativas de acesso “não são válidas por questões de segurança ou de fluxo de tráfego”.

“O acesso pela A4 está fora de questão porque quem acede por Valongo ou Ermesinde entope a via. Eles também já estão desesperados. E na A41 temos carros de concelhos vizinhos, como Santo Tirso e Paços de Ferreira, a tentar fugir ao trânsito. A estrada nacional, essa então não é mesmo solução”, disse o responsável.

A estrada nacional citada é a 105, uma artéria que atravessa o concelho de Valongo e que o movimento considera estar “degradada e constituir um perigo”.

“Não é uma alternativa. É uma via estruturante que atravessa o concelho, mas não tem travessias para peões suficientes e ali existem escolas e unidades fabris, logo muito fluxo de pessoas a atravessar para apanhar autocarro, por exemplo. Há ausência de passeios para cadeiras de rodas e a estrada permite excessos de velocidade. É muito perigosa”, descreveu Ricardo Oliveira.

Neste sentido, o Movimento “Sentir Alfena” associou-se a uma iniciativa lançada por moradores de Alfena sobre a estrada 105 e está a apoiar a distribuição de um abaixo-assinado dirigido à câmara, documento que relata os problemas da artéria citada e pede que a autarquia “exerça pressão junto das entidades competentes”.

Entre outras reivindicações, são pedidos semáforos de controlo de velocidade e a recuperação da estrada.

Na sexta-feira, pelas 21:15, na Casa das Associações, o “Sentir Alfena” promove um debate para o qual, como contou à Lusa o porta-voz, dirigiu convites a diversos autarcas, nomeadamente ao presidente da câmara de Valongo.

Auto descrito como “movimento cívico em prol da emancipação da cidade de Alfena”, o grupo conta promover depois outros debates sobre temas como a reestruturação das linhas da STCP ou a construção do nó do Lombelho na A41.

TAGGED:Moradores de Alfena
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Ameaça de bomba no tribunal de Penafiel
Next Article Gonçalo Rocha falta duas audiências no mesmo dia
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Município de Castelo de Paiva abre concurso para a concessão do bar de Midões

O prazo para a entrega de propostas termina no dia 14 de agosto de 2026.

Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias celebra 75 anos com lançamento de livro em Cinfães

A associação marcou a efeméride com uma obra sobre a sua trajetória…

Felgueiras assinala centenário da morte de Eduardo de Freitas com exposição na Lixa

Mostra documental e de objetos pessoais do médico e político está disponível…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?