Decorreu esta segunda-feira, na Fundação Bienal de Arte de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira, o Fórum para a Inclusão nos Territórios do Norte – uma iniciativa da CCDR-NORTE, I.P., enquanto Autoridade de Gestão do NORTE 2030, com o Ministério da Coesão Territorial, e que envolveu as Entidades Intermunicipais e as entidades responsáveis por estratégias nacionais e planos de ação relevantes na área da inclusão.
Numa fase de operacionalização dos Programas Regionais, este encontro serviu como oportunidade de reflexão e partilha de experiências e boas práticas, que podem ser de grande utilidade no sentido de ultimar a preparação dos planos de ação dos instrumentos territoriais integrados das CIM e da Administração Local, na área do desenvolvimento social.
O Presidente da CCDR-NORTE, I.P., António M. Cunha, sublinhou a importância da prática “da governação multinível, da partilha de informação e de boas práticas entre entidades nacionais, regionais e intermunicipais, para um conhecimento mútuo que maximize a eficácia das políticas em cada território e o seu enquadramento estratégico”.
António M. Cunha fez referência aos “bem-sucedidos” Programas Regionais para a Promoção do Sucesso Escolar do Norte, desenvolvidos no âmbito do NORTE 2020, como “excelentes exemplos de abordagens feitas à escala municipal”, e através dos quais se pode “adotar uma abordagem equiparável na área social, com as devidas adaptações, reforçando as intervenções territoriais de natureza integrada nesta área”.
O Presidente da CCDR-NORTE, I.P. destacou ainda o número alargado de instituições que participou neste encontro e abriu a porta a “subsequentes ações de proximidade, envolvendo municípios e atores com maior nível de proximidade, num processo multinível que se quer descentralizado”, relembrando, por exemplo, “os novos desafios na assunção de competências dos municípios no domínio social”.