Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: PENAFIEL: A ULSTS assina protocolo com o Rotary Club e as Câmaras de Penafiel e Marco de Canaveses para erradicação da tuberculose.
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Notícias - PENAFIEL: A ULSTS assina protocolo com o Rotary Club e as Câmaras de Penafiel e Marco de Canaveses para erradicação da tuberculose.

Notícias

PENAFIEL: A ULSTS assina protocolo com o Rotary Club e as Câmaras de Penafiel e Marco de Canaveses para erradicação da tuberculose.

Last updated: 12 Março, 2025 20:45
Tales Santos Vieira
Share
SHARE

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) assinou, a 11 de março, um protocolo de cooperação com o Rotary Club de Penafiel, o Rotary Club do Marco de Canaveses e com representantes de vários organismos dos setores laboral e associativo, para a erradicação da silicose e da tuberculose na região.

O programa +Saúde tem como objetivo a prevenção e o rastreio dessas doenças entre os trabalhadores da indústria da pedra, um setor em que a prevalência de silicose continua elevada, sendo um dos principais fatores de risco para a tuberculose.

“O protocolo assinado representa mais um passo na busca por maior eficiência na Saúde”, referiu o presidente do Conselho de Administração da ULSTS, José Luís Gaspar, destacando o “trabalho incansável do movimento Rotary na área da Saúde” e a “colaboração imediata das autarquias e outros parceiros” neste projeto.

A tuberculose continua a ser um desafio de Saúde Pública em Portugal, com os concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses apresentando uma incidência quatro vezes superior à média nacional.

O setor da extração e transformação de granito apresenta riscos elevados devido à exposição dos trabalhadores à sílica, o que pode levar ao desenvolvimento da silicose, uma doença profissional irreversível e altamente incapacitante, que também aumenta o risco de tuberculose.

O programa +Saúde inclui a realização de testes de rastreio da infeção por tuberculose a todos os trabalhadores da indústria da pedra que sofram de silicose, uma vez que “essa intervenção possibilita a adoção de um tratamento preventivo”, explica Sofia Sousa, médica de Saúde Pública da ULSTS responsável pelo programa.

O objetivo é realizar os rastreios pelos profissionais dos Serviços de Saúde no Trabalho, durante as consultas de rotina anuais dos trabalhadores.

“De acordo com o projeto anterior, Menos Tuberculose Pedreiras, estima-se que 25% dos trabalhadores em atividade nas pedreiras sofram de silicose, o que equivale a cerca de 600 portadores da doença nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses”, afirma a especialista, esclarecendo que são estes os trabalhadores que devem realizar o rastreio à infeção por tuberculose, conhecido como teste IGRA.

Segundo o protocolo assinado, os clubes Rotary de Penafiel e do Marco de Canaveses, juntamente com a Rotary Foundation, financiam a realização dos testes com um montante de seis mil euros, o que permitirá realizar o rastreio a cerca de 150 trabalhadores. O restante valor será coberto pela ULSTS.

Este protocolo estabelece um compromisso comum para a promoção da saúde dos trabalhadores da indústria da pedra de Penafiel e Marco de Canaveses, envolvendo as entidades promotoras, os Serviços de Saúde no Trabalho, a Unidade Local de Penafiel da Autoridade para as Condições de Trabalho, as associações empresariais dos dois concelhos, a Associação Profissional dos Trabalhadores das Pedreiras, a Confraria do Granito, a Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, a Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, e as autarquias de Penafiel e Marco de Canaveses. Juntas, estas entidades garantirão a execução do processo, começando nas empresas, com o uso adequado de equipamentos de proteção coletiva e individual, e o reforço da formação e comunicação.

TAGGED:câmarascanaveses paraCastelo de PaivaCinfãeserradicaçãoMarçopaivensePenafielPortugalprotocolo comregiãoRotary ClubTuberculoseulsts assinaunidade local
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article A Igreja de Santo André (Cinfães) está a realizar obras de restauro com financiamento da Câmara Municipal.
Next Article Encontros exploratórios sobre prática musical inclusiva realizam-se em Arronches
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

A Caminhada da Família voltou a afirmar-se como uma iniciativa de forte adesão comunitária em Cinfães

reunindo cerca de 150 participantes numa manhã dedicada ao exercício físico, ao contacto com a natureza e ao convívio. Realizada…

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva manifestou reconhecimento pela ação preventiva realizada pela GNR

A iniciativa, desenvolvida em articulação com a direção escolar, teve como principal…

COMUNICADO: CM DE CASTELO DE PAIVA MANIFESTA APREÇO PELA ACÇÃO DE PREVENÇÃO JUNTO DAS ESCOLAS

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Susana Sousa, com…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?