Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Segundo a OMS, a inatividade física irá afetar a saúde de 500 milhões de pessoas até 2030. Especialista ensina como se prevenir
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Notícias - Segundo a OMS, a inatividade física irá afetar a saúde de 500 milhões de pessoas até 2030. Especialista ensina como se prevenir

Notícias

Segundo a OMS, a inatividade física irá afetar a saúde de 500 milhões de pessoas até 2030. Especialista ensina como se prevenir

Last updated: 28 Agosto, 2023 22:30
Redação Paivense
Share
SHARE

Não é segredo que estamos a ficar mais sedentários, até mesmo atividades físicas simples que faziam parte do dia a dia estão a ser substituídas por processo automáticos, no entanto, isso pode gerar uma série de problemas de saúde no curto e longo prazo.

De acordo com um relatório divulgado pela OMS – Organização Mundial da Saúde – em 2022, estima-se que até 2030 a inatividade física irá afetar quase 500 milhões de pessoas, gerando doenças não transmissíveis relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

É possível evitar esses impactos à saúde?

A prevenção desses problemas de saúde consiste na mudança de hábitos de vida, em especial a prática de atividades físicas, afirma o naturopata, professor de yoga e entusiasta por saúde, sono e bem estar, Ravi Kaiut.

“Todo mundo tem uma boa noção sobre o que se deve fazer para cuidar da saúde geral, uma alimentação saudável e equilibrada, prática de atividade física, sono de qualidade, controle de estresse, entre outros, o grande problema é que a rotina acelerada do dia a dia faz com que muitos não consigam incluir esses cuidados no seu cotidiano”.

Como praticar atividade física tendo pouco tempo?

“A primeira coisa que se deve ter em mente é que a organização e saber priorizar tarefas é a chave para ter tempo para se dedicar a si, lembre-se do velho ditado: ‘Se você não tem tempo para cuidar da saúde, precisará de tempo para cuidar da doença’”.

“Mas existem algumas dicas que ajudam a manter o corpo ativo quando se tem uma agenda muito corrida, uma prática que auxilia bastante nesse processo é o yoga, pois existem posições que ajudam a dar mais disposição e flexibilidade em poucos minutos e podem ser feitas até mesmo na cama, por isso, essa é uma das atividades mais buscadas”.

“Outra dica importante é incluir a atividade física no seu dia a dia e não reservar poucas horas por semana para ir à academia, opte por ir a pé à padaria da esquina, troque o carro pela bicicleta no fim de semana, sempre que possível escolha escadas ao invés de elevadores, faça alongamentos sempre que tiver algum intervalo, isso lhe ajudará a ter uma rotina mais ativa” Ensina Ravi Kaiut.

Outros fatores de impacto

“Apesar de ser o principal tópico, a atividade física não age sozinha, para melhores resultados é essencial contar com uma alimentação balanceada e, principalmente,um sono de qualidade, pois se você não dorme bem, não terá disposição para realizar atividades físicas”.

“Tenha uma boa higiene do sono, evite luzes acesas, telas e comidas pesadas antes de dormir, pratique técnicas respiratórias e de relaxamento e durma oito horas por noite, isso também irá ajudar a fortalecer a sua saúde” Afirma Ravi Kaiut.

— 

Sobre Ravi Kaiut
RaviKaiut é professor de yoga, naturopata e pesquisador em neurociência, foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Ensina yoga atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga  em Curitiba e on-line!

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Dores nas articulações: Médico ortopedista dá 4 dicas para preveni-las
Next Article Empresa oferece relatórios genéticos gratuitos para voluntários com alto QI
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva promove sessão de esclarecimento para artesãos

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu uma sessão de esclarecimento dedicada ao Estatuto de Artesão e Unidade Produtiva…

Castelo de Paiva recebe fim de semana repleto de desporto e animação

Na sexta-feira, dia 8 de novembro, destaque para as Festas de Nossa…

Fundação brasileira apoia aposta portuguesa como plataforma de atração de investimento da diáspora

Em declarações à nossa reportagem, o presidente da Funcex, António Carlos da…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?