JOSÉ ROCHA DESTACOU A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS
Traduziu-se num rotundo sucesso a XI Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, um certame local que decorreu no passado fim de semana, organizado da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que voltou a ter boa adesão de visitantes e realizada no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.
A abertura do certame aconteceu na tarde de Sábado, seguindo-se depois o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se mais tarde a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, do presidente do Rancho Folclórico de S. Martinho, João Moreira, e outros dirigentes da colectividade, assim como do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, e vereadores do Executivo municipal, bem como os autarcas das freguesias de Fornos e Real e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, António Novais.
Depois da intervenção de boas vindas e de vários agradecimentos do presidente do Rancho Folclórico, João Moreira, voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia, recordando algumas alterações nesta edição, desde logo a realização em simultâneo do XXV Festival de Folclore, agora apresentado como o momento alto deste certame da freguesia.
Francisco Silva, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a participação de todos os expositores e lembrou que a iniciativa começou por ser uma aposta do rancho folclórico, mas rapidamente teve a colaboração e a parceria da autarquia, que se associou para valorizar um certame importante para a freguesia, porque mostra aquilo que melhor se faz e produz em S. Martinho, evidenciando a força viva de uma terra que contribui activamente para o engrandecimento do concelho, deixando um desafio às entidades municipais, para que não esqueçam esta terra e continuem a disponibilizar o melhor apoio.
Destacando que esta actividade favorece o desenvolvimento da freguesia, Francisco Silva mostrou-se orgulhoso pela organização do evento, ajudando a valorizar mais a freguesia, a criar riqueza e potenciar negócios, dando um contributo para um futuro melhor para todos, população e empresas locais.
Por outro lado, depois de agradecer a colaboração municipal sempre disponibilizada, e a presença dos expositores presentes e enaltecer a parceria estabelecida com o rancho folclórico, o autarca de S. Martinho referiu que, esta actividade também promove a freguesia em termos turísticos, sendo necessário, na sua opinião, atrair mais investimento, criar projectos que promovam atractividade, de forma a alavancar o turismo e fixar as pessoas numa terra que tem um bom potencial para desenvolver.
Mostrando-se orgulhoso por estar nesta actividade em terras de S. Martinho, o edil paivense realçou o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que esta próspera freguesia tem de bom, desejando que, esta dinâmica participativa possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia de S. Martinho.
Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio e insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o presidente José Rocha referiu também que é, com acções deste nível, que se potenciam dinâmicas empresariais e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, realçando depois, a pujança empresarial que a freguesia de S. Martinho apresenta, destacando ao nivel da actividade artesanal dos cobres artisticos, um sector em franco crescimento, com bom índice de empregabilidade, e que representa já um referencial importante na economia do concelho e no volume de exportações anual.
O presidente da Câmara de Castelo de Paiva destacou depois, a força e a resiliência da gente paivense, reforçando a necessidade de continuar a trabalhar com dedicação e afinco, no sentido melhorar ainda mais, conseguir mais desenvolvimento e progresso, melhor qualidade de vida para todos, e colocar Castelo de Paiva no mapa, como um terra que seja um exemplo na região, referindo a vontade de trabalhar em prol de todas as freguesias, e no caso de S. Martinho anunciando o projecto quase pronto para a requalificação da zona envolvente da Igreja Paroquial, bem como um solução definitiva para o problema de décadas, que são as fossas de Adróia, que em breve será resolvido.
Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, José Rocha participou na cerimónia de entrega de certificados, e mostrou-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão, deixando palavras de reconhecimento para a Junta de Freguesia e Rancho Folclórico de S. Martinho que continuam a apresentar uma dinâmica notável, assumindo um certame que é já uma referência muito positiva na programação cultural e económica paivense.
Durante a noite registou-se a actuação do Agrupamento Musical “ Musikan’trio “, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que voltou a atrair boa adesão de visitantes.
Já no dia de Domingo, o evento prosseguiu logo pela manhã com uma demonstração de Zumba, com orientação de Paula Carvalho, seguindo-se a abertura das tasquinhas, almoço na sede do Rancho de S. Martinho, sendo que,a animação não faltou durante esta Mostra de Actividades, desde logo com uma jornada de grande animação durante a tarde, que contemplou a realização do XXV Festival de Folclore, bem como a participação da PT Dance Academy, que garantiu uma apresentação até à hora do encerramento .
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, regista-se neste certame, a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, serviços, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que estainiciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.