“O Município de Paredes está a levar a cabo duas iniciativas de reflorestação com a plantação de espécies nativas, no âmbito do Programa ‘Condomínios de Aldeia’ e do projeto ‘Life Serras do Porto’.
A ação decorrerá até 2027, abrangendo aproximadamente 146 hectares, em diversas zonas florestais, localizadas no sul do concelho, nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira. No contexto do projeto ‘Life Serras do Porto’, iniciou-se o controlo e substituição de espécies invasoras, a plantação de vegetação autóctone e a promoção do património natural nas áreas definidas de Paredes, totalizando 103,95 hectares.
Este projeto de valorização florestal, cofinanciado pela União Europeia, deverá estar concluído em 2027. O Município de Paredes está também a avançar com a reflorestação através do programa ‘Condomínios de Aldeia’, em dez locais do concelho, situados nas freguesias prioritárias de Aguiar de Sousa, Sobreira e Recarei.
Este plano já foi implementado em sete dos dez condomínios: em Aguiar de Sousa, na Senhora do Salto e em Alvre, na Sobreira, em Santa Comba, Casconha, Vilar e Quinta, e em Recarei, no lugar Além Rio.
A iniciativa está integrada no Fundo Ambiental e tem como objetivo ‘apoiar as aldeias situadas em territórios vulneráveis da floresta, através de um conjunto de medidas destinadas a garantir a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em torno dos aglomerados populacionais’.
Com esta medida, a autarquia criou faixas de proteção em torno dos núcleos urbanos, utilizando espécies resistentes e adaptadas à propagação do fogo, de modo a reduzir o impacto em caso de incêndio.
‘Realizou-se a limpeza dos terrenos, com o destroçamento da vegetação rasteira, a remoção de espécies invasoras e a plantação de novas espécies, como o medronheiro, a nogueira, o castanheiro e a oliveira’.
Refira-se que a área total intervencionada foi de 42,48 hectares, representando cerca de 80% da área abrangida pela candidatura aprovada, que era de 54,89 hectares.
Paralelamente a estes dois grandes projetos, a autarquia é parceira da Campanha ‘Uma árvore pela Floresta’, promovida pela Quercus e pelos CTT, que visa sensibilizar a comunidade para a valorização dos ecossistemas ribeirinhos e da floresta nativa.
Esta campanha já permitiu a plantação de mais de duas mil árvores em dois locais distintos do território de Paredes: no Parque Urbano de Rebordosa e na Torre do Castelo, em Aguiar de Sousa