De acordo com o novo regime financeiro das autarquias locais, o executivo municipal aprovou no passado dia 30 de outubro, em reunião extraordinária, as linhas mestras para 2015 e anos vindouros.
Um orçamento ambicioso nas medidas e investimentos mas rigoroso nas contas e na transparência, pois apresenta o valor mais baixo dos últimos anos e pode ser melhor acompanhado pelos munícipes, após algumas alterações nos mapas de suporte.
Os valores apresentados para 2015 totalizam € 20.132.380,00 (vinte milhões cento e trinta e dois mil trezentos e oitenta euros), sendo de realçar um equilíbrio muito grande nas despesas correntes, que permitem ter um superavit corrente de pelo menos 4 milhões que serão canalizados para investimentos nas principais necessidades do Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal, Armando Mourisco, explicou que “este continua a ser um orçamento para as pessoas, um orçamento virado para as principais necessidades dos cinfanenses em geral, onde a equidade, o rigor, o equilíbrio, e responsabilidade serão princípios estruturais. O próximo Quadro de Apoios Comunitários é fundamental para continuar a reforçar o apoio à economia local, aprovando um pacote de medidas para a atração de investimento e fomento do emprego”. O autarca voltou a frisar que “este é um plano que todos ambicionamos e que não será de execução fácil, mas confio nas capacidades humanas dos que tem responsabilidades na sua execução, nas parcerias externas e nas potencialidades deste território…este é um orçamento para todos os Cinfanenses”, sublinha.
Foi aprovado por maioria, com três abstenções dos vereadores da coligação PSD/CDS, tendo sido disponibilizado logo no dia seguinte à mesa da Assembleia Municipal, onde será discutido e votado na última reunião ordinária do ano.