Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: 10 de junho. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - 10 de junho. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades

País

10 de junho. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades

Last updated: 6 Julho, 2021 4:32
Raphael Lucca
Share
SHARE

Datas especiais sempre são aguardadas ansiosamente pelo povo da região onde são celebradas. Além das tradicionais celebrações comuns no calendário mundial, existem algumas que são marcantes para o povo daquela região onde é comemorado.

Do outro lado do Atlântico, por exemplo, em 10 de junho é o dia em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para quem não conhece, é um momento em que a mídia abre um espaço extra para os festejos. Segundo o partner da Guess What, empresa de comunicação portuguesa, Francisco Chaveiro Reis, a mídia daquele país aproveita a oportunidade para lembrar um dos maiores poetas da língua portuguesa. “10 de junho é a data da morte de Luís Vaz de Camões (ele morreu em 1580), e é o momento também de recordar as comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo. É importante considerar que Portugal tem sido, nos últimos cem anos, um país com vários fluxos de emigração para a Europa, América do Sul e América do Norte”.

A data é tão importante é que as solenidades organizadas pelo poder público ganham destaque na imprensa de lá. “O foco dos jornalistas está sempre na cerimônia que celebra o dia e que sempre conta com a presença do Presidente da República e do Primeiro Ministro, entre outras pessoas de destaque. O que os jornalistas pretendem ouvir, mais do que tudo, são os discursos que são ditos nas cerimónias e daí tirar conclusões políticas”, revela Francisco.

Francisco Reis

Para 2021, as comemorações serão diferenciadas, detalha o jornalista. “Este ano, as comemorações vão ser na Ilha da Madeira e na Bélgica, algo que estava previsto para o ano passado. Este modelo, com comemorações divididas e fora da capital, Lisboa e, ao mesmo tempo fora do país, junto de comunidades portuguesas, foi implementado pelo atual presidente da República, que sabe bem a importância do simbolismo e que assim aproximou o Estado das tais comunidades que dão nome ao dia”.

Diante de um cenário tão difícil para todos, em que a pandemia transformou hábitos e mudou vidas de todo o mundo, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa quer aproveitar a oportunidade para homenagear os profissionais de saúde. “A médica Carmo Caldeira, diretora do serviço de cirurgia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, vai presidir a comissão organizadora das comemorações deste ano. É uma forma do presidente mostrar demonstrar essa consideração a todos aqueles que estão atuando na linha de frente no combate ao vírus”.

Enquanto a população já se prepara celebrar o dia 10 de junho, o jornalista Francisco Reis lembra que os discursos das autoridades já estão sendo aguardados com ansiedade pelos portugueses: “É um momento muito aguardado por todos, e tenho certeza de que a pandemia estará no centro de tudo que for dito na oportunidade”, completa.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Agende a sua vacinação
Next Article Mais um incêndio florestal em Bairros
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

scientist operating rotary evaporator in laboratory

Investigador constrói detector de laboratório cem vezes mais barato do que os modelos importados

A escassez de fundos para renovar equipamento científico não é exclusiva de um país. Um estudo conduzido na Universidade Federal…

A dramatic image of a forest fire with vibrant flames engulfing thick vegetation.
Indivíduo de 41 anos fica em prisão preventiva após atear fogo em floresta de Fornos

Ação criminosa foi travada por populares antes da chegada das forças de…

Cinfães apoia 224 estudantes do ensino superior com verba superior a 110 mil euros

Bolsas de estudo para o ano letivo de 2025/2026 abrangem cursos de…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?